O anel é um acessório muito popular principalmente entre as mulheres, e pode ser utilizado para marcar diversas ocasiões.

Nas mulheres eles trazem mais sofisticação ao visual e são uma forma de atrair a atenção às suas mãos.

Perfeito para ornamentar as mãos, o anel possui um significado diferente dependendo do dedo em que é colocado.

Para saber mais sobre qual mensagem você passa com o anel em cada dedo, continue a leitura deste artigo. Boa leitura!

Em qual mão devo usar anel?

Nos tempos antigos o anel era um objeto ofertado para pessoas como cargos oficiais no governo a cada vitória alcançada. Sendo assim, o uso do anel sempre teve a representação de nobreza.

Ele é um acessório tradicional para algumas ocasiões, no entanto os anéis podem ser utilizados de várias formas. Por isso, é possível fazer inúmeras combinações e utilizar diferentes modelos em um mão.

Os diferentes tipos de anel te dão a liberdade para criar um estilo próprio.

Inclusive, quando colocados nos indicadores ou polegares proporcionam um visual mais estiloso e moderno.

Outra dica para deixar a produção menos exagerada é apostar em anéis que sejam mais finos e delicados.

O acessório pode ser utilizado de diferentes formas, no entanto, existem alguns que devem ser usados em dedos e mãos específicos, pois representa algumas ocasiões importantes.

Quando utilizado na mão direita, por exemplo, os anéis simbolizam aquilo que você deseja atrair ou até mesmo receber. Quando usados na esquerda, eles refletem força, poder e amor.

Anel de debutante

Este anel representa a passagem da fase infantil para a adulta.

Era muito comum que essa joia fosse uma das primeiras que a menina recebia e não era permitido ser utilizada por crianças. Essa joia deve ser usada no dedo anelar e médio da mão direita.

anel debutante
anel debutante

Anel de formatura

Este acessório é feito a partir da área de formação de cada pessoa. Antigamente ele estava relacionado à instituição de ensino. Hoje eles trazem referência à área de conhecimento.

Simbolizando a paixão e orgulho pela área do conhecimento, esta peça pode ser personalizada de acordo com formação e são normalmente colocados no dedo indicador, transmitindo também autoridade.

anel de fomatura
anel de fomatura

Anel de compromisso

O anel de compromisso é utilizado por casais que pretendem oficializar seu compromisso de construir uma vida juntos.

Normalmente esta joia é na cor prata e é usada no dedo anelar na mão direita. Na maioria dos casos esse anel é substituído pelo de noivado.

anel
anel

Anel de noivado

Essa jóia é uma das favoritas para muitas mulheres. É muito comum que essas peças sejam brilhantes e fiquem solitárias no dedo. No entanto, aqui no Brasil não é muito forte essa tradição do anel de noivado.

Por isso, alguns casais realizam esse costume e outros não.

O acessório costuma ser colocado na mão direita no dedo anelar. No entanto, não se têm tantos registros sobre a utilização deste acessório entre os povos antigos. Esse hábito só se tornou recorrente na Europa durante o século XVI.

O tão famoso anel de noivado ficou conhecido pela primeira vez quando foi usado pelo Maximiliano Duarte da Áustria em um pedido de casamento à Condessa Maria Borgonha, que recebeu a jóia no ano de 1477.

Foi a partir daí que se deu início à tradição do anel de noivado sempre tendo os diamantes como referência.

No ano de 1866 a Tiffany Co, uma marca de jóias, lançou seu primeiro modelo de anel solitário que ficou marcado em tantos pedidos de noivados.

Há quem tenha dúvida sobre qual deve ser a cor da pedra, mas não existe uma cor padrão. Por isso, normalmente esse fator é escolhido pelos noivos de acordo com as suas preferências.

A dica é priorizar por peças que possuam maior durabilidade e que possam ter um aumento no valor à medida dos anos, a exemplo do ouro. No dia do casamento essa jóia é colocada na mão esquerda com a aliança do casamento.

noivado
noivado

Aliança de casamento

A aliança de casamento representa a oficialização da união, o símbolo do casamento. Por isso, o anel é usado no dedo anelar da mão esquerda.

Normalmente os anéis que representam compromisso ou relacionamento amorosos são usados no dedo anelar da mão esquerda.

Isso acontece devido a uma crença de que o dedo anelar possui uma veia que se conecta diretamente com o coração.

Foram os povos gregos que descobriram isso e desde então passou-se a utilizar este tipo joia no dedo anelar esquerdo.

Além disso, o acessório precisava ser de metal, pois eles acreditavamm que através do magnetismo os casais se manteriam atraídos um pelo outro para sempre.

Antigamente a aliança representava o certificado de compra da mulher ou companheira e representava também a indisponibilidade do indivíduo para outros relacionamentos.

Desde então, a igreja católica adotou esse acessório como símbolo da fidelidade entre os casais e, apesar de se ter muitas crenças sobre esse objeto, em grande parte das culturas ele é utilizado para representar a oficialização de uma união.

casamento
casamento

O que significa o anel na mão esquerda?

Quando utilizados na mão esquerda, eles representam e refletem amor, força e poder. Considerado também a mão mental, a mão esquerda reflete o caráter e as crenças do indivíduo.

O que significa o anel na mão direita?

Quando utilizados na mão esquerda os anéis trazem a representação de compromisso, principalmente quando colocado no dedo anelar.

Na mão direita esse acessório pode simbolizar conquistas pessoais e independência financeira.

Essa representação de usar o anel na mão direita iniciou como um ícone no período do ano de 1920 durante a Lei Seca nos Estados Unidos.

Era muito comum em bares e clubes subterrâneos que as mulheres que ingeriam bebida alcoólica ilegalmente usassem um anel no dedo com uma pedra bem colorida para indicar a ingestão ilegal do álcool.

Foi assim que surgiram os cocktail rings, popularmente conhecidos como anéis de coquetel. Dessa forma, o uso do acessório nessa mão nem sempre simboliza uma aliança de compromisso.

Significado do anel em cada dedo

Polegar

Quando usados no polegar os anéis trazem uma simbologia singular e transmitem características e personalidade.

O anel utilizado no dedo polegar representa força de vontade, herança e ancestralidade. Bastante associado ao ego, bem como personalidade prática e impulsiva.

Utilizar o anel no polegar enaltece suas características e fortalece seu caráter e independência, exteriorizando o seu poder de decisão e autocontrole que possui, além evidenciar a personalidade forte, que não se preocupa com a opinião alheia.

O dedo polegar está associado ao chacra coronário e usar anéis nele representa a admiração que se tem pelo poder da espiritualidade, além de expressar uma vontade de viver com mais liberdade.

Além disso, usar acessório nesse dedo indica egocentrismo e a busca pelo desejo de mudança.

Polegar
Polegar

Indicador

Traduzindo autoestima, liderança e autoridade, os reis e autoridade dos tempos antigos utilizavam anéis no dedo indicador, simbolizando também a capacidade de se tomar decisões e o poder delas.

Dessa forma, utilizar o anel neste dedo denota o quanto a pessoa busca por autoestima e atenção.

Em algumas culturas, como a judia, o uso de anel no dedo indicador simboliza compromisso afetivo, por exemplo.

Segundo a concepção dos chacras, o dedo indicador está relacionado ao chacra laríngeo e ao utilizar o acessório nesse dedo você valida seu poder.

Quem usa anel nesse dedo normalmente costuma ser uma pessoa que tende a buscar o poder do outro, possuindo uma grande ambição.

Indicador
Indicador

Médio

O dedo médio simboliza responsabilidade, metas e restrição. Posicionado de forma centralizada, ele representa o equilíbrio e a individualidade.

O uso de anéis neste dedo pode transmitir insegurança, medo de ter compromissos ou desejo de alcançar a estabilidade.

Segundo o que dizem os chacras, utilizar anéis neste dedo pode representar cansaço, falta energia além de transmitir que você pode ser uma pessoa mais receptora do que a doadora.

No entanto, de acordo com o simbolismo, pode representar também sabedoria, materialismo e procura por segurança.

Além disso, as pessoas que usam anel neste dedo também demonstram estar sempre em busca de novas realizações.

Médio
Médio

Dedo anelar

Utilizar anel no dedo anelar inspira bondade e personalidade familiar. É devido a isso que o uso de anel nesse dedo representa relacionamentos amorosos, como noivado e casamento.

Simbolizando também leveza e otimismo, o anel utilizado nesse dedo traz referência ao casamento.

No entanto, as pessoas que utilizam anel nesse dedo refletem uma personalidade mais emotiva e sensível.

Por isso, se você deseja conquistar ou fortalecer suas relações afetivas, você pode apostar no uso de anéis dourados.

anelar
anelar

Mindinho

O dedo mindinho simboliza quem somos com os outros. Entre o período do século XIX e XX as pessoas que já tinham sido casadas utilizavam a aliança no dedo mindinho.

O uso de anel nesse dedo da mão direita representa a formação em alguma área do conhecimento.

Segundo o simbolismo do chakras, o dedo mindinho representa a sexualidade, além de significar comunicação, desejo de compartilhar e o modo como você mantém um relacionamento com outro.

Podendo ter o poder de reger as relações afetivas e auxiliar na vida conjugal e até estabelecer acordos em áreas comerciais.

Com grande poder de comunicação, se você quiser aumentar suas conexões pode apostar em joias que possuam pedras de granada, citrino e pedras calcitas.

dedo mindinho
dedo mindinho

Além desses, um anel que também é bastante conhecido é o de falange, usado nas pontas dos dedos. Em pinturas e retratos do século XV alguns homens e mulheres utilizavam este acessório para afirmar sua classe social. Dessa forma a joia era específica da aristocracia.

Porém, no ano de 2013 esse acessório virou tendência, dando um maior destaque às mãos. Eles são normalmente utilizados nos dedos indicador, médio e anelar e complementam as nails arts, que são desenhos feitos nas unhas e que podem ser feitos de diversas formas, os desenhos artísticos, abstratos ou apenas fazendo uma mistura de cores.

Cada dedo e mão representa um simbolismo e reflete características e desejos do indivíduo. No entanto, a melhor parte é que você pode escolher em qual dedo deve usar.

O uso do anel percorre a história de toda a humanidade. Os povos hebreus, judeus e gregos o utilizavam para evocar poder e autoridade, por exemplo. No entanto, no esoterismo o uso do anel nos dedos também traz uma série de simbolismo.

Mas vale lembrar que apesar disso, você tem a liberdade de utilizar esse acessório da forma que escolher, pois eles não saem de moda e garantem confiança e bem-estar para quem faz uso.

Quer conferir mais conteúdos? É só acessar o nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.