Um dos acessórios mais versáteis da moda, o brinco de argola é o mais querido entre as mulheres durante muito tempo.

Com diversas opções para todos os designs, gostos, e visuais, você com certeza não pode deixar de garantir um belo par deles!

Esses brincos estão presentes no porta-joias de qualquer mulher, pois além da versatilidade, possuem beleza e jovialidade, que fazem toda a diferença.

Eles podem combinar com tudo, e será seu acessório favorito a todo momento.

Por isso, confira com a Hésttia, tudo o que você precisa saber sobre estes brincos e dicas de uso.  

Brinco de Argola – A joia mais amada e estilosa de todas

Uma peça coringa que amamos, o brinco de argola é um acessório que a vários anos figura entre as tendências no mundo da moda, compondo desde os looks sofisticados utilizados pelas celebridades do cinema, até os mais simples, colocados pelas mulheres no dia a dia.

Por isso, o brinco de argola acabou se tornando uma peça obrigatória nas coleções de semijoias de qualquer idade, pois afinal de contas, as argolas nunca saíram de moda, somente se reinventam a cada época, em nossa vida na hora de escolher um brinco para compor um look.

Desde os anos 90, as argolas são muito populares, e ao longo do tempo foram ganhando novos formatos, como por exemplo, formas geométricas, corações ou até vazadas.

Além disso existem alguns modelos com design trabalhado, espelhado, texturizado e diamantado, onde um único tipo deve reunir diversos estilos.

E por isso, estes tipos são os melhores, porque podem render combinações novas a cada visual, combinando uma ou diversas peças que você tem no seu guarda-roupa.

O brinco de argola é uma jóia que merece a atenção das fashionistas de plantão. Podemos notar que pares desses brincos são passados de mãe para filha ou de avó para neta, pois sua utilidade e beleza ultrapassam especialmente a barreira do tempo.

História do brinco de argola

Você sabia que os brincos de argola são conhecidos como um dos acessórios mais antigos na história?

Muito antes de se tornar sensação nos anos 2000, as argolas eram utilizadas pelos homens pré-históricos, junto com as pinturas corporais em ocasiões especiais, que eram produzidas a partir de ossos, madeiras, conchas e até mesmo dentes de animais.

A produção desses brincos foi se desenvolvendo durante os anos, passando a ser criado à base de rochas, corais, jade e outras pedras.

No Egito, estes acessórios simbolizavam riquezas e prosperidades, e diante disso, a joia acabou se tornando famosa entre os reis e rainhas da época.

As argolas também traziam movimento e sensualidade a qualquer produção, e durante alguns anos foi o brinco favorito dos piratas, pois significavam as viagens desses homens pelos sete mares.

Mas apesar do seu maior público ser feminino, os homens além disso também adoram usar argolas pequenas.

Com base em todos esses antecedentes e estando presente em porta jóias de várias personalidades e momentos importantes do mundo, fica claro a razão para você, que já deve ter notado em inúmeros filmes em que personagens utilizavam brinco de argola, sofrendo transformações e sua importância durante os anos.

Brinco de Argola
Brinco de Argola

Tamanhos dos brincos de argola

Os rostos que mais se conciliam com o brinco de argola são o Oval, o Hexagonal, Longo, Triangulo Invertido, Diamante e o Redondo, dependendo do tipo de argola.

Basicamente, há 5 modelos de rosto, que são:

Qual escolher: Argola prata ou dourada?

Uma outra questão importante é sobre qual cor de argola vai combinar com o estilo de tonalidade da roupa. Por isso lembre-se desta dica superinteressante que vai te ajudar:

Porém estamos te dando uma dica de combinação, e não deve ser seguida como uma regra.

Brinco de argola pequena

O brinco de argola menor é um modelo tradicional que proporciona aquele toque delicado a qualquer mulher.

Estes brincos podem ser encontrados nas cores douradas ou prateadas, cravejados ou não com pedras, possuírem ou não um pingente pendurado… seja como for, ter um destes vai te ajudar a fazer sucesso.

Além disso, não será necessário se preocupar muito com o corte de cabelo ou qual situação você vai utilizá-lo, pois eles combinam com praticamente tudo! Entretanto, com relação a rostos triangulares ou quadrados, utilize com cautela.

Para mulheres que têm o rosto com o maxilar largo ou mais largo que a testa, o uso da argola não é tão recomendado.

Já mulheres com a face mais quadrada ou triangular precisam evitar, pois esta peça consegue dar destaque para o lado de baixo do rosto.

Agora, se mesmo assim o seu rosto for dessa maneira e você ainda deseja utilizar uma argola, tente investir nos tipos pequenos que estão mais perto da orelha, porque dificilmente eles irão ressaltar a parte inferior da sua face.

Se quiser usar diversas argolas menores ao mesmo tempo, você consegue produzir um resultado bem diferente para o seu look sem criar um volume exagerado para a região do maxilar.

Com relação a determinado tipo de cabelo, os brincos pequenos combinam muito bem com mulheres de cabelos mais curtos, pois conseguem ganhar muito destaque.

Para pessoas com cortes desse tipo, o ideal é apostar em diversos tipos de brincos pequenos. Os modelos de argola ou botão vão combinar bastante com esse tipo de tamanho. Tente abusar também de tons e materiais.

brinco de argola
brinco de argola

Como usar brincos de argolas pequenas?

As argolas pequenas são peças excelentes para compromissos mais casuais como uma caminhada, academia e para usar no dia a dia. O brinco de argola menor, por ser mais discreto e delicada são ideais para este tipo de uso.

Elas também são ótimas para equilibrar uma produção com peças mais robustas, como colares.

Uma dica interessante é que caso você saia para algum compromisso formal, como uma entrevista de emprego, é bom possuir brincos pequenos com detalhes mais finos.

Argolas simples

Sejam de qualquer tamanho, o brinco de argola liso sempre combina com tudo! Porém, é necessário prestar atenção, pois ao utilizar argolas grandes, a melhor opção é escolher por joias mais delicadas que complementam o visual para não parecerem muito fora de moda.

Os brincos de argolas grandes já são acessórios que chamam atenção, então somente adicione-os sutilmente.

Brinco de argola médio

O brinco de argola arredondado de tamanho médio combina muito bem em rostos ovais ou quadrados. Você pode utilizar o brinco sozinho ou com um pingente de pedra, olho grego, dente de sabre entre outros. 

Estes brincos são perfeitos para pessoas que gostam de uma joia não muito pequena, porém também nem tão excêntrica. Podem ser usados sozinhos, pois deixará seu visual mais bonito. Aposte em modelos desenhados, como corações ou torcidos.

Brinco de Argola
Brinco de Argola

Brinco de argola grande

É o que mais precisa de atenção e cuidado, pois por ser maior ele consegue destacar mais o rosto, e tudo vai depender da ocasião que você vai participar.

Para te ajudar, por exemplo, se você for a um evento social à noite, invista nele caso sua face seja mais alongada. Agora em uma reunião de negócios ou no cotidiano, observe se o momento possibilita um visual mais atual e irreverente.

Se o seu rosto for triangular, não utilize um brinco que esteja na altura do maxilar, pois ele pode desproporcional à face.  

Para mulheres com cabelos médios e compridos, estes brincos vão harmonizar muito bem, pois os pequenos ficam mais escondidos entre os cabelos.

Quanto ao formato longo, é essencial saber se ele é liso ou enrolado/ondulado. No caso dos lisos, os brincos compridos e finos não são indicados, pois não causam destaque. Então escolha os modelos com mais volume. Já para cabelos enrolados ou ondulados, o ideal é utilizar bijuterias mais alongadas.

Agora para os cabelos médios, os brincos grandes têm o poder de deixar com um look mais marcante, que realça seu rosto. Assim, tente deixar o cabelo atrás da orelha, para destacar a peça.

Este brinco de argola é perfeito para sair à noite e festas, como casamentos e formaturas. Também, podem ser utilizados no dia a dia, contudo é necessário observar o modelo. Invista nos discretos e sem brilho.

grande
grande

Brincos de argola gigantes

Atualmente está super em alta o modelo maxi e as mulheres amam! Porém a argola gigante deve ser usada com cuidado por aquelas pessoas que tenham o rosto menor e mais delicado.

Por isso este tipo de brinco, se harmoniza melhor com mulheres que possuem uma face grande, com traços e uma estrutura corporal maior.

Caso você queira investir em uma argola como essa, e tem um rosto menor ou médio, escolha o brinco de argola grande ao contrário do tamanho máximo. Pois ela também dará um destaque para os seus looks sem chamar mais atenção que você.

Dicas de como usar argolas em eventos

Assim como toda boa semijoia tradicional, há diversas alternativas para se divertir ao fazer suas composições. Os brincos de argola podem ser menores, médios ou grandes, com detalhes em pedraria ou apenas lisos.

E por ter tanta variedade em modelos, esta peça acaba possibilitando que cada tipo represente a uma situação ou a mais. Portanto este é um dos motivos que fazem das argolas nunca saírem de moda.

Esta semijoia se encaixa muito bem com roupas sociais, estampadas e até mesmo com biquínis. Afinal de contas, eles oferecem um toque especial e transformam a composição do look rapidamente, conferindo traços sofisticados ao seu visual.

Por fim, o brinco de argola é um adereço para todas as horas! A ideia é que quanto mais alternativas você possua em seu porta-joias, mais possibilidades de acertar no seu visual terá.

Argolas em festas

As maxis argolas, mais grossas e grandes, são aquelas argolas de parar o trânsito.

Quando utilizadas com vestidos de festas ou roupas mais decotadas e justas em eventos á noite, o brinco ganha mais destaque, tornando o visual destacado e elegante, que dispensa até em alguns momentos o uso de colares.

Argolas no dia a dia

Estes acessórios esbanjam modernidade e elegância, e por isso os brincos de argola se saem bem para qualquer evento. São ótimos para aquele almoço com as amigas no shopping.

O brinco de argola clássico, geralmente é mais fino, com tamanho mediano, podendo ser usado para sair à noite ou no dia a dia. Mas quem manda é você.

Esta alternativa é para aquelas mulheres que gostam de chamar a atenção, porém sem desconsiderar o básico. Por exemplo, usar calça jeans e uma camiseta, complementar com uma argola, se torna charmoso e original sem se esforçar muito.

Argolas no trabalho

Encontra-se também os brincos de argolas menores e discretos, que geralmente são usados em locais de trabalho, reuniões empresariais ou um jantar de negócios, dependendo de cada empresa ao escolher o modelo de brinco.

Em ambientes de trabalho pouco mais informais, invista em argolas médias e combine alguns acessórios com brincos de segundo furo, por exemplo. Já em situações um pouco mais formais, escolha por adereços pequenos ou conjuntos mais práticos.

Ao contrário do que muitos pensam, há uma grande variedade de argolas para serem utilizadas nestas ocasiões. E aí? Gostou de saber mais sobre brincos de argola?

Siga nossas dicas se ainda estiver com dúvidas sobre algum modelo, para que você possa escolher a melhor opção e fazer sucesso com seus looks em qualquer lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.