Para quem busca joias com toque mais atual a choker é a mais recomendada, pois ela pode compor um look incrivelmente elegante além de estar alta e ser capaz de tornar mais fashion sua composição.

Estes acessórios são muito utilizados atualmente por cantoras, atrizes, influenciadoras, apresentadoras e dentre outras celebridades.

São muito utilizados por se tratar de acessórios que vão contemplar vários gostos completamente diferentes um dos outros.

E durante esse texto você vai entender muito a respeito desse acessório tão maravilhoso que são as chokers e como elas podem transformar de maneira positiva um look e deixá-lo em uma verdadeira tendência para você sair por aí arrasando!

Venha com a Hésttia para conhecer o mundo das chokers.

O que é joia choker?

Podemos definir como choker aqueles tipos de gargantilhas que ficam bem justas no pescoço, como se fosse uma espécie de colar. E elas podem se apresentar com diversas possibilidades de chokers diferentes.

Apesar de se demonstrarem como acessórios completamente modernos, as chokers trazem consigo muitas referências de seu passado.

Desde o início das primeiras civilizações retratadas pela história, já era possível notar a presença de adornos estéticos a fim de decorar o corpo.

Nessa época era muito comum observar que povos como os egípcios, os maias, os romanos, os gregos e dentre outros já faziam aparições usando objetivos que os enfeitavam.

Muito depois foram aparecendo as joias mais específicas, todavia tinham a mesma proposta que as de hoje em dia.

O mesmo aconteceu com as joias chokers, que mesmo que tenham se popularizado de fato a partir dos anos noventa, possuem presença dentro do mundo da moda há centenas de anos.

Um dos primeiros relatos de chokers na história, surgiu a partir de meados do século XVI, na época da rainha Anna Bolena. Nessa época seu colar composto por pérolas e com um pingente que tinha a letra “B” e pendurados nele três gotas alongadas de pérola se tornou protagonista.

Este acessório tinha o objetivo de deixar a marca da rainha, sendo um dos que ela mais utiliza. Além de ser exclusiva tinha o objetivo de reafirmar o nível de seu status dentro do mundo das realezas.

Por este motivo, hoje podemos dizer que a primeira choker famosa da historicamente falando, pertenceu à rainha Anna Bolena, pois as características primordiais desta joia era estar bem grudada ao pescoço.

Após este momento, durante a Revolução os colares tornam a aparecer novamente. O acessório começou a ser usado por mulheres que participaram desta revolução, elas faziam uso de uma faixa vermelha amarrada no pescoço que ficava de forma bem justa.

E isto era um jeito de fazer homenagem às companheiras de luta, que eram executadas pela guilhotina. Então este acessório foi muito além na moda e tem um viés ideológico por trás dele.

Já durante a era vitoriana, por volta do século XIX o uso da choker passou a ser tanto pela sociedade de classe alta, quanto pela sociedade de classe mais baixa, então tornou-se um acessório democrático.

O sentido ambíguo do acessório foi muito marcado através da obra de Manet, um famoso pintor francês, que em sua obra pintou uma mulher usando apenas alguns acessórios, dentre eles o uso de uma choker, este estava sendo usado por Olympia a figura protagonista da pintura.

A choker que é retratada na obra aparentemente era feita de veludo que estava amarrada com um laço e possui um pingente delicado, com uma semelhança muito grande com as chokers utilizadas atualmente pelas grandes celebridades do momento.

Dando um passo até o século XX, os colares começaram a se apresentar com miçangas ou tecidos. Após esse momento, já nos anos 40 a chokers se assemelhavam muito às coleiras feitas para cachorros e ficaram conhecidas na época como “Colar para Cachorro”.

Posteriormente a este período, nos anos 90 as chokers aparecem novamente como as tattoo chokers que são aqueles colares de plásticos muito grudados ao pescoço, que foram muito utilizados pelas adolescentes daquela época.

Nos dias de hoje essa peça voltou como destaque em uma das mais importantes passarelas de grifes do mundo e foi muito utilizada por modelos.

Hoje podemos dizer que umas das tendências do mercado são as chokers de couro, pois elas trazem muito luxo visualmente falando.

Contudo existem diversos tipos de chokers com variados tamanhos, formatos, materiais, cores e texturas diferentes que proporcionam excelentes versatilidades na hora de compor o look.

Além de toda essa carga cultural, é um dos acessórios mais requisitados no momento.

O que é uma choker
O que é uma choker

Quando usar choker?

O uso deste acessório é tão democrático, que ele está presente nas composições para todos os gostos desde os anos 90, com as tattoos chokers e ainda segue vivo com toda a força dentro das tendências da moda atual.

A choker é uma peça tão luxuosa que no passado a princesa Diana utilizou bastante esse acessório, e até hoje ele é utilizado para compor glamourosamente diversos looks através de suas diversas versões.

Por este motivo, agora vamos entender em quais situações as chokers podem ser utilizadas:

Às vezes aquela roupa casual que não possui muita emoção pode se transformar a ser associada a um acessório correto.

Por isto é importante saber que uma choker não necessariamente precisa estar relacionada a um look completamente elaborado e glamouroso. 

O que acontece é muito ao contrário do que se pensa, pois, ela se encaixa super bem quando empregadas em composições mais básicas.

Além de trazer aquele toque fashion super relevante, as chokers mais básicas possuem um estilo muito delicado.

Casual
Casual

Quando utilizamos um look desse nível é comum a necessidade de acessórios que vão transmitir a mensagem por si só.

Desta forma, estar com as joias corretas para a composição são peças fundamentais para alcançar o objetivo do look em questão.

Logo, podemos dizer que acertar na escolha da joia é o ponto crucial para o look funcionar.

O ideal é não ter medo de arriscar nas suas propostas, investir nas chokers que possuem um estilo Riviera, seja com ou sem pingentes, uma ou mais, são uma excelente escolha. 

O fato é que uma choker traz vastas possibilidades na hora de ser incorporada ao look luxuoso. 

Deve-se atentar no ato da escolha principalmente na questão do brilho, pois os modelos que serão usados para a noite devem ser muito atrativos e chamar muito atenção.

look
look

Normalmente quando se usa um decote o colo fica mais evidente e desta forma o uso de uma choker se torna uma ótima opção uma quando associadas a blusas decotadas, pois nesta situação essa características da vestimenta vai colaborar para que a choker chame mais atenção no look.

Existem alguns decotes que vão harmonizar melhor com este acessório, como os tomara que caia, ciganinha, decote de ombro a ombro e canoa.

luxuoso
luxuoso

Para os leigos o uso do choker só pode ser feito durante o verão, e pensar desta forma é um grande erro. Pois elas podem se encaixar perfeitamente dentro de looks para o inverno.

Como nesta estação o uso de blusas com menos decotes é mais frequente, apostar na região do pescoço é onde surgirá o grande potencial desta peça. Uma boa opção é associá-la com o objetivo de servir como completo de um look composto por camiseta e jaqueta, pois elas vão trazer leveza na dose ideal para a composição.

choker
choker

Para fazer a utilização destes acessórios com brincos de tamanhos maiores basta optar sempre por peças que sejam mais discretas, uma vez que elas vão disputar praticamente as mesmas regiões e deste modo peças muito extravagantes podem acabar causando conflito e chamando atenção demais, porém não de maneira positiva, soando brega.

Então seja o mais minimalista possível nesses casos, que com certeza irá arrasar na sua escolha!

brinco grande
brinco grande

Mesmo que sejam consideradas acessórios muito modernos, as chokers também possuem uma pegada mais clássica. Havendo modelos sofisticados que vão se incorporar muito bem nessas situações. Então se o seu objetivo for complementar seu look de forma com que ele aparente mais luxuoso e refinado, a escolha de uma linda choker para compor sempre será bem-vinda.

Esta opção vai servir como uma carta na manga para composições diárias. Sendo possível combiná-las com roupas mais escuras, em tons terrosos ou com peças na cor branca. Sendo perfeita também para utilização com looks mais informais, pois ela será capaz de trazer a sofisticação de modo instantâneo que faltava à composição.

choker
choker

O uso de camisas sociais atreladas as chokers se complementam muito bem além de ficar um look extremamente lindo!

A choker mais indicada para o uso com esta composição seria as que possuem o aro mais rígido, pois eles se encaixam de forma perfeita com este modelo de camisa.

Por isto, quando se pensar em composições com um ar mais contemporâneo, muito elegante e simplesmente lindo, tanto para ocasiões durante o dia quanto para a noite, as chokers serão ideais sem dúvidas, excelentes escolhas!

choker
choker

Mix entre colares e chokers:

Não é de hoje que a utilização de diversos colares é comum entre as mulheres mais estilosas, como um ícone da moda Coco Chanel já utilizava essa proposta no ano de 1900, através de seus lindíssimos e charmosos colares de pérolas.

Nos dias de hoje fazer um mix de colares e chokers se tornou sinal de muita personalidade, pois proporciona o poder de criação e personalização através dos diferentes tipos de materiais, comprimentos e cores que tem como resultado composições incríveis.

Contudo é importante estar ciente que para gerar um belo mix, não basta apenas utilizar quaisquer acessórios sem nenhuma sintonia entre eles. O ideal é possuir um tema, e a partir dele focar nos estilo, cor e espessura que irão possuir.

Este é um tipo de composição que vai transformar um look básico e, ao mesmo tempo, será capaz de trazer o toque sofisticado que um look luxuoso precisa.

Existem alguns passos que devem ser seguidos para dar certo, na hora de fazer um mix entre colares e chokers, como:

Os chokers podem compor mix lindos com colares, além de serem muito populares hoje em dia. Então combinar uma choker com um colar médio de um pingente delicado e um colar longo ficará perfeito!

Choker
Choker

Qual a diferença entre choker e colar?

A choker nada mais é que um colar, contudo existe uma característica principal que as diferenciam desse colar dos demais.

De acordo com tudo que foi dito, sabemos que eles são caracterizados por estarem sempre muito justos ao pescoço.

Apesar de usarmos mais o nome choker devido a sua força e popularidade, a tradução da palavra choker em português significa gargantilha.

Por este motivo podemos dizer que a grande diferença entre um colar normal é uma choker está no seu comprimento. Pois elas vão apresentar comprimentos menores, podendo variar em até 40 cm.

E as chokers podem ser de diversos tipos, como:

Ao final, podemos concluir que fazer o uso de uma choker, além de trazer todo um conceito por trás, será capaz de transformar um look e deixá-lo com uma composição mais estilosa e muito mais bonita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.