O colar de prata é muito conhecido por se tratar de um clássico nas joalherias. Além de ser um acessório muito comum na combinação de looks dentro da esfera da moda.

E existem uma série de banho disponíveis para o colar de prata, como por exemplo o banho de ouro, o banho de ródio e dentre outros. Que tem o intuito de deixar a peça ainda mais bonita e resistente.

No decorrer desse texto vamos acompanhar como funciona os processos de banhos para joias e os tipos de colares existentes. Acompanhe até o final com a Hésttia!

Colar de Prata com banho de ouro 18K

O termo banho de ouro é utilizado para especificar e fazer a distinção de qualidade entre as peças.

Portanto o banho de ouro ou também tecnicamente chamado como galvanoplastia consiste no revestimento de uma peça metálica não nobre.

E a partir de finas camadas de ouros, esse procedimento serve para ampliar a durabilidade da joia, de modo geral é muito utilizado em joias folheadas, de forma que as semijoias se assemelham às legítimas, fazendo com que as superfícies de ambos os produtos se parecem iguais, e a única diferença é o interior de cada peça.        

E além da resistência que as peças adquirem bem como a qualidade delas ao ser realizado o banho de ouro, esse processo ajuda também no caso das semijoias a ganharem um brilho especial e um grande valor estético para a peça.

Colar de Prata
Colar de Prata

O bando de ródio no colar de prata

O ródio é um metal prateado que possui alta resistência a ácidos e a substâncias corrosivas, além de conseguir manter o seu brilho em diferentes condições atmosféricas.

Por este motivo o ródio é muito utilizado na indústria de joalheria em procedimentos onde joias de prata ou de ouro branco recebem uma camada extra de ródio a fim de proporcionar mais uma camada de proteção.

Isto evitará o aparecimento de manchas, arranhões no colar de prata e além de estar contribuindo para a conservação contra a oxidação natural da própria joia.

O importante a se lembrar é que o banho de ródio não vai durar eternamente enquanto a peça existir.

Nos casos em que este procedimento foi feito em uma peça muito utilizada, como anéis de compromisso, o banho de ródio deve ter a duração em torno de 2 anos.

Mas, quando realizado em peças que são eventualmente utilizadas, esse banho pode durar cerca de até 10 anos sem perder o seu brilho. 

Muitas pessoas têm dúvidas se valem a pena fazer banho de ródio em suas peças, porém se o usuário possuir uma peça que tem um determinado carinho ou joia de família que perdeu o seu brilho, é sim indicado a renovação dessa peça, mas sempre lembrando que o banho de ródio deve ser refeito periodicamente na joia.

Colar de Prata
Colar de Prata

Tipos de colares de prata

De modo geral todos os apreciadores de joias, já passaram por situações em que se desejou comprar um tipo de colar ou pulseira e não soube informar qual seria o modelo ou nome da joia que te deixou encantado.

E então antes de começarmos a falar sobre colares, temos alguns aspectos a considerar como por exemplo:

 E agora ao ter conhecido essas informações vamos aos tipos de colares de prata:

Grumet
Grumet
corrente cartier
corrente cartier
Elo português
Elo português
veneziana
veneziana
cordão baiano
cordão baiano
colar serpente
colar serpente
Corrente americana
Corrente americana
corrente fígaro
corrente fígaro

 Colares estilosos

Sabemos que hoje em dia para compor alguns tipos de looks maravilhosos se tornou essencial o uso de colares estilosos, mas para isso é imprescindível que o usuário esteja sempre por dentro dos modelos que são tendência no mercado de joias.

Nos dias de hoje conseguimos encontrar no mercado milhares de modelos de colares estilosos e quando falamos em compor looks não existe o modelo certo ou errado.

Pois o intuito de cada colar é de transmitir a personalidade de cada pessoa de maneiras diferentes, buscando realçar os looks deslumbrantes.   

Colares médios

Além de um acessório super versátil e possui um design moderno, o colar de prata médio pode ser utilizado em qualquer ocasião, sendo durante o dia ou à noite. E pode ser considerada como uma peça que não pode faltar no porta joias dos admiradores de joias.     

Dentre os colares médios consegue encontrar diversos modelos dentro dessa categoria, como os mais clássicos, os mais modernos, os mais discretos e coloridos, entre muito mais opções que estão disponíveis no mercado atual.

Os colares considerados do tipo medianos são colares que em média apresentam cerca de 50 cm de comprimento, ficando com um caimento próximo à clavícula e que vai deixar em maior evidência a maioria dos tipos de decotes.

Os colares médios são acessórios que ajudam a compor looks e diversos visuais, nesse segmento conseguimos encontrar diferentes modelos para todos os estilos e gostos.

É possível encontrar modelos que podem variar desde um visual mais casual até o despojado. E em alguns casos até mesmo para aqueles que procuram acessórios mais modernos, possuem também produtos mais delicados e superelegantes.

Colar de prata
Colar de prata

Colares longos

Quando nos referimos a colares mais longos, além de serem muito versáteis e combinam muito bem com alguns vestidos, blusas e camisas. 

Eles também têm a capacidade de transformar qualquer look em um visual único e podem ser utilizados em algumas sobreposições.

Podem ser utilizados também em peças fechadas de inverno e vários tipos de decotes, além de combinarem muito bem com peças leves de verão, os colares longos se destacam por seu uso associado a coletes, casacos e blazers, em geral.

Os colares longos são ideais para quem deseja valorizar o corpo e transmitir a sensação de alongar a silhueta. Pois quanto maior for o comprimento do colar, consequentemente maior irá ser essa sensação.

Os colares deste tipo quando usados em determinadas situações, com um super decote ao utilizar um colar longo sobre a pele podem trazer uma sensualidade e elegância ao seu look.

Colar de Prata
Colar de Prata

Colares religiosos

Os colares têm a função de transmitir poder ao look de seus usuários, eles são responsáveis também por mostrar seus sentimentos, personalidade e religião através de joias.

Os colares classificados como religiosos possuem diferentes pingentes, geralmente são mais utilizados por mulheres, e podem transmitir temáticas importantes da religião.

Alguns símbolos estão relacionados ao espírito santo e até mesmo colares de cruz, e essas composições que acabam por se destacarem por transmitir “um ar” mais intimista ao visual do usuário.

Quando se trata de colares de cruz, na sua grande maioria, sem sombras de dúvidas é um dos colares mais propagados ao redor do mundo.

Isto vai acontecer pelo fato de a cruz ser a maior representatividade de fé entre os cristãos, pois este colar faz alusão a Jesus Cristo e sua história em que foi crucificado na cruz com o objetivo de trazer redenção a humanidade.

Embora na sua grande parte os colares de cruz sejam muito relacionados a colares religiosos, também vai existir outras referências religiosas importantes dentro do cristianismo e encontrar colares como:

Quando aparece este tipo de símbolo em um colar, geralmente são escolhidos por católicos, onde vai servir como forma de homenagem a Maria, a mãe de Jesus.

A figura de Maria tem uma grande relevância dentro do catolicismo, e por conta disso é possível encontrar várias representatividades dela como Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Carmo e entre outras mais.  

Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora Aparecida

Este vai ser um colar considerado como um amuleto da sorte dentro do cristianismo, pois ele é utilizado como forma dos fiéis alcançarem as graças espirituais e também vai atuar como forma de proteção a males que existem no mundo.

São Bento
São Bento

Um colar como este é considerado um dos símbolos mais poderosos dentro do catolicismo. Pois esse acessório representa a imagem de Jesus Cristo com o coração fora do peito, envolvidos por espinhos e chamas.

Onde cada elemento vai possuir um significado, o coração fora do peito representa como o amor de Deus é grandioso. Já as chamas representam como esse sentimento está vivo até os dias de hoje. E os espinhos vão se referir a indiferença sobre todo esse amor entregue por Deus e Jesus.

As frases e versículos das escrituras sagradas são grandemente utilizadas no cristianismo como base de oração. São formas que o fiel tem de pedir a Deus que afaste todos os males presentes e que ele te traga proteção.

E pela simbolização de proteção através de frases, muitas pessoas passaram a utilizam esses colares religiosos rotineiramente com a crença por mais proteção divina.

Colar de prata: Chokers

As chokers são uma peça com muito estilo e atitude, pois a chokers é uma gargantilha que faz sucesso entre o público feminino.

Por se tratar de uma gargantilha que é colocada ao pescoço de forma bem justa e rente ao pescoço e desta maneira a principal diferença entre os demais colares é o seu comprimento, pois as chokers são de comprimento bem curtos.

Justamente por ser uma peça que fica muito rente ao pescoço e a nuca o mais adequado é o uso com vestidos e blusas tomara-que-caia que costumam ficar bem evidente com qualquer tipo de decote.

Entretanto vale lembrar que deve ter cautela as pessoas que possuem pescoços mais curtos, pois essa gargantilha tende a diminuir ainda mais o tamanho do pescoço.

choker
choker

Por fim, podemos concluir que apesar de serem peças consideradas clássicas, o colar de prata apresenta uma série de variações que proporcionam muitas combinações e estilos diferentes dentro do mercado joalheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.