A palavra escapulário tem sua origem a partir do latim “scapula”, que possui o significado de “armadura” e “proteção” aos devotos, sendo então um símbolo da fé católica em Deus.

Como já citado, o escapulário é um objeto símbolo da religião católica. E de acordo com o que se refere às tradições condizentes, este objeto foi um presente dado por Nossa Senhora para os carmelitas, como sinal de proteção para os fiéis contra o “fogo eterno”.

Dessa forma o significado do escapulário se tornou um símbolo do caminho a se trilhar em direção à salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno para os devotos.

Para saber mais permaneça até o final dessa leitura com a Hésttia para compreender mais a respeito da simbologia que rodeia os escapulários, como o usar e seus significados.

O que é um escapulário?

O escapulário é conhecido por se tratar de um acessório religioso que se tornou um símbolo de devoção aos fiéis da religião católica.

O modo de usar o escapulário é onde as medalhinhas são unidas passando por um cordão e são utilizadas em volta do pescoço, de forma a envolver integralmente os ombros de quem faz seu uso.

Durante o período em que se sucedeu à Idade Média, os carmelitas que era composto por conventos, fazendas e aldeamento do sistema comum tripartido daquela época, quando passaram por dificuldades fizeram uma prece a Nossa Senhora, pedindo a ela um sinal de proteção de forma que fosse visível aos seus inimigos.

E eis que então em respostas às suas preces Nossa senhora os entregou um objeto de nome escapulário como forma de proteção e salvação do fogo eterno.

Por este motivo, esse objetivo religioso é composto por duas imagens, uma delas é composta pelo Sagrado Coração de Jesus Cristo e a outra parte pela imagem de Nossa Senhora.

O que escapulário significa?

De modo geral os escapulários significa tanto como a forma de trazer proteção física, quanto espiritual, assim como a pulseira de consagração a nossa senhora.

Tendo este trajeto em vista, o escapulário foi criado originalmente de pano, mas, nos dias de hoje ele pode ser encontrado em pingentes, que possuem os mais diversos formatos, materiais e banhos diferenciados como ouro, prata, bronze, madrepérola e entre outros.

Escapulario
Escapulario

Qual o poder do escapulário?

Podemos afirmar que o escapulário é uma das formas mais antigas de demonstrar a devoção dos fiéis à Maria.

Então para os católicos fazerem o uso do escapulário significa uma forma de inspiração para seguir os passos e o modelo de amor e bondade que a imagem de Nossa Senhora representa.

Segundo o que dizem as tradições dizem que os cristãos que usarem o escapulário poderão ser abençoados de diferentes maneiras, sendo uma delas uma fé inabalável e até proteção após a morte contra o fogo eterno.

E algumas das bênçãos mais conhecidas são:

De acordo com a doutrina da igreja Católica essas bênçãos concedidas por Nossa Senhora, será apenas para aqueles que viverem e morrerem de maneira piedosa. 

Segundo os mandamentos de Deus, se você seguir uma vida cristã coerente, ser empenhado para semear uma boa vida espiritual e seguir um compromisso com Deus, certamente o seu caminho será repleto de bênçãos.

Visando todas estas questões aqui mencionadas, podemos dizer que não vai adiantar de nada possuir um escapulário no pescoço se você não se comportar conforme a vida que um bom cristão deve levar.

Quais são os tipos de escapulários?

Normalmente quando mencionamos a respeito de um escapulário o mais comum é sempre fazer referências aos escapulários da Ordem do Carmo, que é muito reconhecida pela Igreja Católica, o qual foi muito utilizado no século XX por todos os Papas.

Em sua grande maioria, os escapulários conseguem se diferenciar entre si através dos santos e mártires que são compostos um por cada medalhão. E os mais conhecidos por eles são:

Escapulário como usar
Escapulário como usar

Entenda sobre o que é o Privilégio Sabático e o que ele tem a ver com o escapulário

Como já citado acima, o Privilégio Sabático é a libertação o mais breve possível das penas do purgatório.

Deste modo, Nossa Senhora intercede a favor dos seus devotos fiéis para a salvação do fogo eterno.

A Nossa Senhora é quem vai permitir que os Padres Carmelitas tenham a autonomia de pregar ao povo que para aqueles que creem piedosamente em Nossa

Senhora, ela consequentemente os ajudará em suas orações, sufrágios, e méritos, tudo isto com proteção especial após a sua morte.

Quais os requisitos necessários para ganhar o Privilégio Sabático?

Existem três condições para se conseguir os benefícios do Privilégio Sabático. Que são eles:

A oração deve ser rezada diariamente e é comum que os sacerdotes apliquem essa obrigação aos fiéis, como também a reza das três Ave-Marias.

A medalha escapulário é aprovada pela Igreja?

O escapulário por ser feito originalmente de pano e facilmente ficavam em considerações intoleráveis devido ao calor.

O Papa São Pio atendeu aos apelos dos missionários e concedeu que o escapulário fosse substituído por uma medalha.

Entretanto, impondo como regra a ser seguida à risca que o escapulário possuísse de um lado a imagem do Sagrado Coração de Jesus e o do outro lado a imagem de Nossa Senhora.

E nos dias de hoje o escapulário é um objeto cristão que não necessariamente precisa trazer sempre juntamente ao pescoço, podendo ser colocado no bolso ou em outra parte do corpo. 

Escapulario
Escapulario

Preciso de bênção antes de usar o escapulário?

De acordo com as normas pré-estabelecidas através da Igreja Católica, o primeiro escapulário que você for utilizar deve ser imposto sobre um sacerdote.

O padre irá fazer uma oração e colocar o referido escapulário em seu pescoço. E só depois que o objeto arrebentar ou tiver gasto, o próprio fiel poderá colocar um novo escapulário em si mesmo.

Escapulário arrebentou qual o significado?

De acordo com o que dizem as tradições católicas, quando um escapulário arrebenta, é porque o fiel que estava usando este escapulário recebeu um livramento de alguma grande situação de perigo. 

Quem o utiliza pode tirar?

Caracterizado como um grande símbolo que mostra devoção por parte da região católica, o escapulário funciona como uma espécie de amuleto que deve ser utilizado no pescoço e em hipótese alguma deve ser retirado, uma vez que você seja devoto e acredite na simbologia deste objeto.

Este modo e formato de uso se devem em decorrência da origem da palavra escápulas, que tem como significados os ossos que ficam próximo à região dos nossos ombros, não sendo por acaso, o local onde geralmente se usa uma peça de escapulário.

Qual a diferença entre o escapulário feminino e masculino?

E sua grande lanterna os modelos de escapulários femininos hoje no mercado possuem o comprimento de cerca de sessenta centímetros, já os escapulários de modelo masculinos possuem o comprimento que podem variar entre sessenta a oitenta centímetros de comprimento.

O valor e os significados dos escapulário

O escapulário contém em si mesmo uma experiência plurissecular, com o significado espiritual aprovado pela igreja Católica.

O fiel que possui o escapulário significa uma consagração de um compromisso de seguir Jesus tendo como modelo perfeito entre todos os discípulos de Cristo a figura de Maria. O que vai transformar o fiel em filho de Deus é este compromisso que tem como origem no Sacramento do batismo.

As vertentes do escapulário, ensina que:

Todas as pessoas podem utilizar? Mesmo não sendo católico?

Obviamente que ninguém vai proibir ninguém de usar esta correntinha ou um acessório, como são classificados. Contudo existem algumas regras que devem ser seguidas para que a Igreja Católica possa considerar a sua utilização correta.

Podemos afirmar que de maneira geral, qualquer católico pode receber escapulários de Nossa Senhora do Carmo, desde que estes estejam devidamente consagrados, isto é, benzidos e impostos por uma autoridade da igreja, neste caso um padre.

Esta imposição pode ser feita através de qualquer sacerdote que possa conceder ao cristão em questão o direito de ter um escapulário para toda a vida.  Se levarmos em consideração uma vez que a benção vai ser dada ao escapulário.

Esta joia sagrada apresenta variações?

Mesmo que em seu formato tradicional traga esta peça traga duas medalhinhas, uma com a imagem de Nossa Senhora do Carmo e outra com a do Sagrado Coração de Jesus, de acordo que os anos foram passando, também foram surgindo formas diversas de variações desse símbolo, uma são mais estilosas e que mudam de acordo com o gosto da pessoa que for utilizar e principalmente com o significado do escapulário.

Vale ressaltar que muito além do que modelo estiver sendo utilizado, o que realmente vai importar nesse caso é a relação criada com o objeto, deste modo, não há nenhum problema em utilizar versões com diferentes compostas por diferentes imagens e/ou materiais.

Ao final, foi possível compreender que o escapulário é um artigo religioso muito que apresenta uma enorme simbologia que possui extrema importância para os cristãos católicos.

E se você deseja saber mais a respeito de diferentes modelos e banhos de escapulário acesse já nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.