Quando escolhemos algumas joias e acessórios, elas podem dizer muito sobre você. Especialmente para aquelas com significados e símbolos, que traduzem suas crenças, e atraindo boas energias, como é o caso da Estrela de Davi.

Pessoas religiosas e até mesmo aqueles que não são, em algum momento da sua vida, já podem ter cruzado com este símbolo.

A Estrela de Davi, possui significados tanto místicos quanto religiosos, porém, a maioria de nós não entende o real significado que ele traz.

Contudo, se você considera ele bonito ou utiliza-o e não entende quais são suas definições, vamos hoje tirar todas as dúvidas! Venha com a Hésttia!

Estrela de Davi

A Estrela de Davi é uma representação mística muito presente em várias culturas. Geralmente, ela é utilizada para proteção de pessoas contra todos os males.

E, portanto, talvez tenha sido isso, que fez com que este símbolo se tornasse tão conhecido ao redor do mundo. Atualmente, ele também é um ícone fashion, assim como o crucifixo.

Conseguimos encontrar a Estrela de Davi em roupas, acessórios, calçados e, especialmente, em joias e semijoias.

Colares e pulseiras que contenham esse símbolo, são um dos objetos mais buscados nas joalherias, além do olho grego e os crucifixos.

Isso porque todos esses símbolos, se referem a proteção, algo que sempre procuramos. Portanto, a Estrela de Davi vai muito além, do que somente um símbolo religioso.

Assim como os crucifixos que representam o cristianismo, e, ao mesmo tempo, continua presente na moda.

Apesar de ser conhecida como Estrela de Davi, a estrela de seis pontas ou hexagrama, já foi presente por várias civilizações.

É estimado que ela tenha sido vista há 4.000 a.C. Hoje em dia, essa figura é utilizada em diversas religiões de matrizes, com propostas diferentes.

Então, sabendo disso, neste artigo, falaremos um pouco sobre a Estrela de Davi, um dos ícones místicos mais usados por pessoas cristãs.

História: O que é a Estrela de Davi?

A Estrela de Davi é um hexagrama de 6 pontas, conhecido também como “escudo de Davi”.

Muitos historiadores, não sabem exatamente quando ela surgiu, porém alguns deles comprovam que na Índia desde 4.000 a.C, ela já era conhecida.

Então, embora ela seja um dos símbolos mais fortes do judaísmo, a Estrela de Davi, não é usada exclusivamente por essa religião.

Tanto que o ideograma da Estrela de Seis Pontas, são encontradas em artes muçulmanas, além disso, em decorações de diversas Igrejas cristãs, erguidas ao longo da idade média.

Na realidade, esta estrela, é comumente usada em outras crenças.

Outro fato é que, também durante o Antigo Testamento, os soldados do Rei Davi, utilizavam, também no peito, o hexagrama.

Além disso, durante o nazismo, a estrela amarela era usada para reconhecer os presos, que moravam em campos de concentração.

estrela de davi
estrela de davi

Símbolo e o significado das 6 pontas

Pessoas que são cristãs, certamente já se depararam com a Estrela de Davi, hexagrama ou estrela de seis pontas, porém, embora ela tenha recebido esse nome, ela é um ícone antigo, que esteve presente em várias civilizações, como já mencionamos.

Davi era judeu e um dos personagens mais conhecidos e importantes do velho testamento da Bíblia, e para os judeus.

A Estrela de Davi e seu formato geométrico, representam o escudo supremo de Davi. Elas formam uma estrela de seis pontas, partindo de dois triângulos, um para baixo e o outro para cima.

De acordo com algumas descrições, Davi e seu exército, utilizavam esse ícone de estrela em seus escudos.

E logo, por isso entende-se que o símbolo significa proteção divina para o povo. Esse modelo de hexagrama era propagado pelo judaísmo por vários anos.

Podemos citar, por exemplo, antigamente, que era normal ver ela associada aos judeus, povo que não identificava Jesus Cristo como o Messias, que surgiu para salvar os pecados de todas as pessoas.

Portanto, essa representatividade significa muitas funções, princípios e interpretações.

Por causa de movimentos históricos, ele se tornou um símbolo religioso para os judeus, bem como o crucifixo é fundamental para os cristãos. Ela também aparece estampada na bandeira e cultura de Israel.

A estrela nas religiões

Porém isso não significa necessariamente, que apenas a população judaica a utilizou, pois, ela faz parte em várias outras culturas e crenças, como no Santo Daime, que a correlaciona com a Lua e outros símbolos elementais.

A religião da Umbanda, por exemplo, que é bastante conhecida e presente no Brasil, desde 1908, essa estrela também pode ser encontrada.

Nesse sentido, cada ponta simbolizaria os orixás, (que representam, além disso, diversas partes da natureza) as entidades presentes, que servem como proteção contra o mal.

No hinduísmo, a Estrela de Davi, representa três deuses, Shiva, Brahma e Vishnu, que trazem a simbologia da criação, preservação e transformação, isto é, a divindade tríade hindu.

Na religião maçônica, esse símbolo representa os dirigentes, explicitando qual é a hierarquia desses membros, em seus diferentes posicionamentos.

Agora no cristianismo, que, diferente do judaísmo, reconhece Cristo como o Messias, o significado deste símbolo retrata a vitória do bom contra o mal no dia do juízo.

Jesus, descendente de Davi, virá para a Terra como uma estrela brilhante.

Na verdade, na Bíblia em Apocalipse, existe a seguinte fala: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã.”

O catolicismo enxerga também a Estrela de Davi, como um simbolismo para proteção. Além disso, os católicos consideram o hexagrama como se fosse a própria imagem de Jesus Cristo.

Alguns autores apoiam o significado da Estrela de Davi, como um dos triângulos que representam o homem e suas vertentes de corpo, alma e espírito. E o outro para Deus e vértices, que expressariam a Santíssima Trindade.

Contudo na cabala, essa estrela representaria a guerra do bem contra o mal, do espiritual contra o físico. E seus 12 lados, podem representar as doze tribos de Israel.

Então, o que podemos dizer sobre tudo isso, é que essa estrela, é um símbolo de força, de bem, autoridade e de divindade.

Dito isso, fazer a associação de coisas boas, como prosperidade, boa sorte e bênçãos é o que ocorre, e está correto, segundo cada pessoa e sua crença.

Um outro detalhe, interessante sobre a Estrela de Davi, é sua representação que traz o nome “Davi”. Este nome em hebraico, era composto por três letras: Dalet, Vav e Dalet, sendo Dalet possuindo um formato triangular. Portanto ela seria uma sobreposição de 2 das 3 letras do nome “Davi”.

estrela de davi
estrela de davi

Definições comuns

Acredita-se que cada ponta traz um significado especial. Dentre as definições mais comuns, encontramos essa:

Significado da Estrela de Davi

Muitos argumentos e hipóteses, surgiram relacionados, ao verdadeiro significado desse símbolo, pois sua representatividade é de elevada importância para muitas pessoas.

Mas então o que significa a Estrela de Davi?

Ela pode apresentar, várias interpretações e está presente em muitas manifestações culturais.

Porém, geralmente, seu significado é de proteção, união do feminino e do masculino, relação dos opostos, assim como a ligação entre o céu e a terra.

Assim, o símbolo tem a intenção de reforçar a fé e, desse modo, ajudando a atrair boas energias e positividade.

Para muitos, ela é considerada um símbolo místico, presente em diferentes culturas. Como já dissemos, seu uso traz proteção de quaisquer males. Atualmente, ele é reconhecido em vários acessórios, para a composição de looks.

Grande parte das pessoas adquirem joias com Estrelas de Davi para dar de presente, a quem são consideradas mais queridas por elas.

Além de oferecer segurança para si ou quem você gosta, também é uma peça bem elegante e versátil.

Seja em colares, pulseiras ou pingentes, o símbolo consegue ser utilizado em diversas situações e possui cores, formatos e texturas diferentes.

estrela de davi
estrela de davi

Acessórios do mundo da moda com Estrela de Davi

Agora que já te contamos sobre sua história e simbologia, é quase uma ofensa cultural, considerarmos a estrela de qualquer coisa.

O que vai dizer sua utilização, com certeza, será a crença pessoal de cada um de seus desejos e objetivos para a vida.

Em hebraico Estrela de Davi é lida como Magen David. Observando sua tradução, Magen é uma palavra que significa escudo, governante ou defesa.

Então, podemos acreditar que colares com essas estrelas, são símbolos de proteção.

Assim como um escudo, a estrela auxilia contra os males em geral. Além disso, ela dará forças às pessoas que as utilizam e disposição para vencer os inimigos.

Então, encontrá-las em acessórios não é complicado, afinal, também é uma maneira carinhosa de levar o conceito consigo e as crenças.

Além disso, em joias, é um símbolo lindo e cheio de história para utilizar, que complementam seu significado, para cada um e dão um charme a mais em looks.

Podemos encontrar pingentes de colares, berloques, brincos e anéis de vários tipos.

Mas dentre as melhores opções em joalherias, são os acessórios de prata, que são muito elegantes e atuais! Elas ficam bem em vários estilos.

Caso você seja uma pessoa cristã ou pratique o catolicismo, pode-se combinar a Estrela de Davi com outros símbolos, como uma cruz, mensagens de fé entre outros!

Mas se tiver outras crenças, procure acessórios com outros simbolismos, como a Mão de Fátima, que tem elementos da natureza, dentre outras coisas.

Por representar proteção contra qualquer tipo de mal, muita gente busca estes acessórios, para dar de presente. Dar uma semijoia como essa, simboliza cuidado e carinho pela pessoa presenteada.

O essencial é utilizar o que você gosta, conforme, com o que acredita e prega, e sentir-se bem em todas as ocasiões! A Estrela de Davi, atrai muita energia e disposição, para várias outras coisas também, que possam vencer os obstáculos da vida.

Acreditamos que a proteção nunca é demais.  Então, assim como o Hamsa, o Olho Grego e o Crucifixo, a Estrela de Davi, apenas vai trazer bem, para pessoas que fazem sua utilização!

Além disso, se escolher pela joia com o símbolo da Estrela de Davi, você também está optando por dar para pessoas que são queridas, uma peça de muita elegância.

E claro, super versátil! Afinal, pulseiras ou colares com a estrela, são usadas em várias ocasiões. Confira abaixo alguns exemplos:

Agora vamos conferir alguns acessórios com este símbolo que você pode encontrar em lojas e joalherias.

colar
colar

Pingentes

Os pingentes são itens clássicos, quando falamos da Estrela de Davi. Há pessoas que utilizam o pingente da Estrela de Davi, como um talismã para atrair boas energias e vibrações, por causa de sua poderosa simbologia e características espirituais.

Você poderá encontrá-las, em opções como pratas, douradas e, também, com fundo preto. Com certeza, qualquer modelo é incrível para serem utilizadas em colares, pulseiras, tornozeleiras e muito mais.

Escapulários

Caso não saiba, a palavra “escapulário” vem do latim “scapula”, que significa “proteção”. Portanto, a melhor coisa é reforçar essa segurança com a Estrela de Davi.

O mais legal, é que o escapulário também possui cores diferentes, como dourado e prata.

Berloques

E por que não investir em um berloque para o seu visual? Entre elas, garanta uma Estrela de Davi, também. Devemos lembrar que existem diversos outros modelos lindos, que podem ter tudo a ver com muitos perfis.

Gargantilhas

E por fim, não podemos nos esquecer, de comentar sobre as gargantilhas. Essas peças dão um toque delicado, em todos os visuais. Faça a combinação de pingentes de Estrela de Davi, com uma gargantilha e correntes de prata.

Gostou de conhecer mais sobre a Estrela de Davi? Você conhecia todas estas curiosidades sobre este símbolo tão famoso? Então, agora que já entendeu tudo, basta escolher qual a melhor opção para utilizá-lo, e fazer sucesso nos seus looks.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.