As joias símbolo do infinito têm um significado profundo para espiritualidade, amor, beleza e poder. O misticismo do nosso passado e a possibilidade de um futuro eterno dão ao símbolo do infinito uma sensação de admiração e completude.

Em um mundo cheio de distrações e complicações, o símbolo do infinito representa uma sensação de simplicidade e equilíbrio.

Ele nos lembra de estarmos conscientes do aqui e agora e das infinitas possibilidades que temos diante de nós. Mas qual é o significado do símbolo do infinito? Quais são as origens do infinito?

A história do infinito é um belo olhar para a mente curiosa de um ser humano.

Como ponderamos essa ideia há milhares de anos, não estamos mais perto da resposta agora como estávamos há milênios. No entanto, ainda somos fascinados pela ideia e simbolismo do infinito.

Neste artigo, esperamos dar a você uma melhor compreensão de onde veio o símbolo do infinito, o que ele significa em diferentes culturas e por que você pode querer incorporar o símbolo da eternidade em sua vida.

Veja a seguir e tenha uma boa leitura!

O que significa o símbolo do infinito?

O infinito tem um significado muito importante na fé, espiritualidade e crenças religiosas. O infinito é mencionado no cristianismo, taoismo, hinduísmo, budismo e em outras filosofias.

Dessa forma, existem várias joias com símbolo do infinito e com simbologias distintas.

O que é fascinante sobre o significado do infinito na religião é que toda fé parece chegar a uma conclusão semelhante.

A vida é infinita. Nosso tempo na Terra pode ser finito, mas nossas almas existem para sempre. E essa é uma das principais mensagens enviadas pelo símbolo.

Na meditação, o símbolo do infinito é usado para nos lembrar de equilíbrio, foco, harmonia, paz e unidade. No entanto, existem outros significados relacionados a outros símbolos unidos ao infinito. Veja a seguir!

Joia símbolo do infinito
Joia símbolo do infinito

Cruz do Infinito

A cruz do infinito representa o Ser Eterno, também conhecido como Deus. As pessoas religiosas usarão uma cruz infinita para mostrar seu amor por Deus e a promessa eterna de sua fé ou religião.

Para o amor

Na antiga Índia e no Tibete, o infinito representava o dualismo e a unidade entre masculino e feminino. Para casais, esta é uma bela analogia. O equilíbrio de forças entre um homem e uma mulher.

Quando se trata de relacionamentos íntimos, gostamos de acreditar que o amor entre um homem e uma mulher não tem limites, por bem.

Essa bela analogia deu origem a presentes como pulseiras infinitas, brincos, relógios e outras joias. Essas peças são frequentemente usadas por casais como uma representação física de duas almas conectadas em amor eterno.

Infinito Duplo

Esse símbolo se refere ao coração infinito e infinito duplo.

O símbolo do infinito duplo é um design elegante, muitas vezes incorporado na decoração de casamentos, arranjos florais ou estacionários em casamentos, festas de noivado ou comemorações de aniversário.

O infinito duplo simboliza um vínculo eterno entre duas pessoas. Os dois símbolos estão entrelaçados representando união e compromisso.

Muitos casais trocam joias símbolo do infinito duplo na forma de pulseira, colar ou simplesmente como uma gravura em suas alianças de casamento.

Coração infinito

Já o coração infinito representa o amor sem fim. Ele é presente de um parceiro para outro como uma demonstração de seu amor e compromisso.

O coração infinito é um presente popular para o Dia dos Namorados como uma lembrança especial do seu amor eterno.

Nós Celtas e Simbolismo do Infinito

Nós celtas também são conhecidos como nós infinitos ou nós místicos. Os nós intrincados se entrelaçam e se sobrepõem para dar a ilusão de que não há começo nem fim.

Pode ser considerado como um loop infinito. Cada nó celta representa algo diferente, mas o simbolismo principal é o ciclo interminável da vida.

Alguns nós celtas são incrivelmente complexos, enquanto outros são uma réplica exata do símbolo do infinito.

Sueco Malin

O sueco Malin é um símbolo do infinito com uma flecha quebrando o centro. Isso significa que para crescer você deve passar por contratempos e desafios.

Embora o símbolo não esteja relacionado à cultura sueca como tal, as origens do Malin podem ser rastreadas até a Suécia.

Por que devo utilizar joias símbolo do infinito?

Em joias e acessórios, o símbolo do infinito é muitas vezes alinhado com elegância e simplicidade.

A beleza do símbolo está em seu minimalismo. O símbolo do infinito adiciona um toque de sofisticação e pode ser usado com qualquer roupa ou look.

Em alguns casos, o símbolo do infinito é usado para inspirar uma roupa sem o desenho em forma de oito. O melhor exemplo disso é o cachecol infinito popularizado pela Calvin Klein.

Nos últimos anos, o uso das joias símbolo do infinito cresceu em popularidade, tanto em relação ao seu significado quanto à beleza do símbolo, pois ele está presente em joias como colares, brincos e pulseiras.

Joia simbolo do infinito
Joia simbolo do infinito

Como cuidar de sua joia símbolo do infinito?

A joia símbolo do infinito deve brilhar, mas alguns agentes podem atrapalhar o seu brilho natural, independente do material utilizado na sua criação.

Seja de material nobre ou banhado, existem substâncias que impedem que a beleza natural seja visualizada por muito tempo.

Por exemplo, o uso de loções e sabonetes são corrosivos para peças banhadas. Além disso, o suor, a umidade e o ar podem desbotar as peças ao longo do tempo. As peças de prata podem sofrer com alterações de cor, sendo necessário limpezas frequentes.

No entanto, para a joia do infinito, bem como outras, existe a possibilidade de limpá-la sem a necessidade de buscar por auxílio profissional como um joalheiro.

É possível utilizar produtos especializados para tipo de metal e joia para manter a sua limpeza.

Peças em prata ou em ouro podem ser limpas com produtos específicos para ela voltar a cor original.

E se houver adição de pedras preciosas, como diamantes, rubis, esmeraldas, safiras ou pérolas elas podem ser limpas de acordo com o tipo de pedra e material do metal.

Como limpar prata?

A melhor maneira de limpar joias símbolo do infinito feitas em prata para que elas não voltem a manchar rapidamente é por meio de um polidor especializado em prata.

Existem várias marcas no mercado com polidores de qualidade.

Eles possuem a composição necessária para realizar a remoção de manchas e devolvendo a cor natural sem agredir a prata. Eles evitam corrosões e outros problemas que podem destruir as suas joias símbolo do infinito e outros tipos de acessórios.

Além disso, é muito comum algumas pessoas indicarem o uso de substâncias caseiras para realizar a limpeza. No entanto, alguns materiais podem ser corrosivos e acabar com o seu acessório.

Uma forma simples de limpar a prata, se não tiver o polidor em mãos, é por meio de uma toalha de papel descartável. Ela fará a limpeza com a fricção e deixará sua peça brilhando como nova.

Adicionalmente, existem algumas misturas que não interferem na peça e que não causam danos, mas é recomendado por especialistas que o uso não seja frequente, para evitar danos posteriores.

Outras formas de limpar prata

Além das formas que falamos anteriormente, existem outras maneiras para fazer a limpeza de peças de prata, veja a seguir.

Detergente

O detergente é uma excelente forma de limpar prata. Para isso, dê preferência aos de coco ou neutros.

Misture algumas gotas na água morna e mergulhe suas joias símbolo do infinito dentro.  Com o auxílio de pano, friccione até a mancha ser removida. Em seguida, enxágue em água corrente e seque a peça com outro tecido.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode auxiliar em manchas mais pesadas, sendo mais escuras e maiores.

Para isso basta misturar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 1 colher de água morna, aplicar a pasta sobre a peça e deixar agir por alguns minutos. Depois enxágue em água corrente, com um pano macio seque a peça e esfregue com a parte seca para dar mais brilho.

Como limpar ouro?

Já o ouro com peças de joias símbolo do infinito, pulseiras, colares e brincos pode ser limpo com algumas gotas de detergente neutro ou de coco, que são menos abrasivos, e água morna assim como é feito com as peças de prata.

Dessa forma, as peças são limpas de maneira não corrosiva e possibilita uma limpeza melhor do que a utilização de outros produtos que podem oferecer riscos para as peças, como as joias símbolo do infinito.

Brinco argola símbolo do infinito
Brinco argola símbolo do infinito

Como limpar pedras preciosas?

Por fim, temos as peças feitas com pedras preciosas, e existem algumas delas aplicadas em joias símbolo do infinito como:

A limpeza nesses casos deve seguir as mesmas indicações das peças de ouro e prata, sem o uso de agentes abrasivos, e podem apresentar riscos de corrosão das peças.

No entanto, para tornar a limpeza mais eficiente em volta das pedras, troque a água comum por água com gás, e nesse caso não existe a necessidade de utilizá-la quente.

Adicionalmente, você pode escolher uma escova de cerdas macias para fazer uma esfregação leve com detergente neutro para melhorar as condições de limpeza.

Em peças de uso diário, é possível que algumas sujeiras fiquem na peça por mais tempo, e por conter pedras a limpeza deve ser feita de uma forma mais delicada.

Existem produtos polidores no mercado utilizados apenas para peças com pedrarias, justamente para que a ação não as solte e/ou cause danos nas joias em questão.

Como limpar bijuterias?

A limpeza de bijuterias, como as joias símbolo do infinito, deve ser feita com um pouco mais de cuidados, visto que elas podem sofrer mais com agentes corrosivos e abrasivos.

Por isso, para fazer uma limpeza mais eficiente, com água morna e um pano macio limpo, umedeça o pano e faça a limpeza na peça.

Não deixa as peças imersas em nenhuma solução, nem em água pura, pois ela pode infiltrar e soltar pedras e detalhes presos.

Dessa forma, você consegue conservar melhor as peças e tê-las por muito mais tempo, mesmo se elas não forem feitas de materiais nobres. Para joias banhadas, os cuidados devem ser os mesmos.

Como cuidar adequadamente de suas joias símbolo do infinito?

Por fim, existem alguns cuidados necessários para o uso de joias símbolo do infinito diariamente. Ao lavar as mãos, retire os anéis e pulseiras para evitar que o sabão tenha contato direto com a peça.

Além disso, se for aplicar cremes e outros produtos de beleza, não deixe que eles tenham contato com suas joias símbolo do infinito.

Na hora de aplicar perfume, sempre coloque primeiro o perfume, aguarde alguns segundos até que ele seque e depois coloque as joias.

Ademais, veja mais alguns cuidados necessários:

Joia símbolo do infinito em diversos acessórios

É possível ter joias símbolo do infinito em diversos acessórios de uso diário e aquelas peças utilizadas apenas em eventos especiais. Por isso, veja a seguir alguns acessórios em que o símbolo do infinito pode ser aplicado.

Colares símbolo do infinito

Colares são o uso mais comum das joias com símbolo do infinito. Ela pode ser utilizada como pingente ou presa diretamente na corrente.

Normalmente sua aplicação é feita apenas no metal escolhido, ou em alguns casos com pedrarias.

joias simbolo do infinito
joias simbolo do infinito

Pulseiras

As pulseiras, por sua vez, são feitas com as joias de símbolo do infinito diretamente no metal escolhido, que podem ser:

A espessura da corrente pode variar de acordo com seu gosto pessoal e pode conter o símbolo do infinito. Elas normalmente são mais finas do que outros tipos de correntes.

Pulseira
Pulseira

Anéis

Os anéis quando são criados com o símbolo do infinito, tornam-se joias mais delicadas e mais minimalistas, já que não comportam tantos detalhes.

Elas são normalmente encontradas em metais nobres e com aplicações de pedras preciosas ou semipreciosas.

anel infinito
anel infinito

Gostou desse conteúdo? Veja mais artigos sobre joias e semijoias em nosso Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.