A maioria dos amantes de joias estão familiarizados com o termo prata de lei, ou prata 925, que está normalmente estampado no interior de algumas peças, como anéis ou colares.

A milhar representada pelo número 925, no mundo das joias, representa a quantidade de prata que ela contém.

Em joias de prata genuínas, você pode encontrar a marca registrada 925 ou alguma variação da palavra esterlina estampada em um local discreto, como na parte de trás de um pingente ou dentro de uma faixa.

Se for particularmente pequeno, dependendo da delicadeza da peça, uma lupa de joalheiro ou lupa pode ser útil para identificar o selo de prata 925 e outras marcas de joalheria.

Contudo, se você deseja saber mais sobre a prata 925, veja a seguir com a Hésttia e tire suas dúvidas! Faça uma excelente leitura.

O que é a prata 925?

A prata esterlina, ou prata 925, é uma liga ou combinação de tipos de metal.

Ao contrário da prata pura, que contém 99,9% de prata elementar (Ag), a prata esterlina (925) contém um ou mais metais adicionais que adicionam resistência ao material delicado.

A fim de endurecer a prata e manter a cor e o brilho, a prata pura é misturada com metal adicional para que o novo composto seja firme e durável o suficiente para ser trabalhado por ourives.

A prata pura é naturalmente muito macia e facilmente dobra ou quebra se usada para joias sem ser misturada com um metal mais forte.

As joias de prata funcionais são geralmente feitas com 92,5% de prata. Os 7,5% restantes de metal em prata esterlina 925 são mais comumente cobre, no entanto, alguns ourives optam por adicionar durabilidade com ligas de zinco ou níquel.

Existe um sistema que denota pureza ou grau de prata. Ele é chamado de finura milésima, um sistema que também inclui ouro e platina. Por meio da finura milésima indicada a pureza da prata em partes por mil de metal puro em massa na liga.

Para prata esterlina, a finura milésima mínima é 925, e o termo utilizado para se referir a ela é devido ao padrão estabelecido, o padrão esterlino. Uma marca de prata esterlina 925 está estampada na parte inferior de cada peça genuína.

O selo e sua forma diferem dependendo do país em que a prata foi feita. Observe que, se não houver selo ou uma marca que não possa ser rastreada ou identificada, significa que a pureza da prata está em questão e pode até ser falsa prata de lei.

Ele se aplica às joias de ouro. Ele precisa ter marcações de quilates para mostrar sua pureza. No entanto, a joalheria é comumente carimbada com qualquer que seja o metal majoritário.

Assim, para joias de ouro ou prata esterlina banhada em ouro, seria carimbado com a marca de pureza de prata esterlina.

A prata esterlina fortificada com cobre é preferida por muitos colecionadores de joias, especialmente por aqueles com pele sensível.

A composição de suas joias de prata esterlina e fatores ambientais, como umidade e oleosidade da pele, podem afetar se seus dedos ficarão verdes ou não quando você a usar.

A oleosidade da pele, a umidade e a composição do metal podem causar manchas nas joias de prata esterlina.

Prata 925
Prata 925

Quais são os benefícios ao comprar prata 925?

As joias de prata 925 têm um excelente custo x benefício em comparação com outros metais nobres, como o ouro.

Isso é por um bom motivo, principalmente se for prata esterlina 925. No entanto, é importante verificar a qualidade da peça, antes de adquiri-la.

Mesmo que o preço seja atraente, para ser uma prata esterlina verdadeira, ela não pode manchar, desbotar, lascar ou dobrar, mas pode sofrer um processo de oxidação natural promovida pelo contato com a pele e o suor, trazendo o escurecimento da peça ou mudanças na coloração. 

A seguir, saiba quais são os benefícios em adquirir prata 925.

É leve e durável

Devido ao fato de que a prata esterlina é uma liga e fortificada com outro metal forte, isso torna a joia muito durável.

Você pode investir em uma peça de prata esterlina, pois ela tende a durar quase uma vida. Na verdade, você pode até passar suas joias de prata esterlina como herança de família.

Você pensaria que um metal tão forte seria pesado de usar, mas, pelo contrário, a prata esterlina também é leve, o que a torna o metal perfeito para colares, brincos, anéis e pulseiras.

Com a quantidade certa de manutenção e armazenamento adequado, as joias de prata esterlina podem permanecer como parte de sua coleção por décadas.

Totalmente personalizável

A prata esterlina não é apenas bastante acessível em comparação com outros metais preciosos, mas também é um ótimo metal para se trabalhar.

É maleável e prontamente disponível. Isso significa que você pode projetar e personalizar joias de prata esterlina para se adequar ao seu estilo e coleção.

É o tipo de metal precioso que permite criatividade e liberdade artística.

Se você tem uma ideia para um anel intrincado, um colar volumoso ou a fusão de metal e pedras preciosas, isso pode ser alcançado com prata de lei. Outra vantagem incrível é que também não vai quebrar o banco.

O metal é hipoalergênico

Ao contrário de muitos outros metais mais baratos, como níquel, latão e cobre, a prata esterlina é completamente hipoalergênica.

Isso significa que não irritará a pele ou causará reações adversas na pele quando você usar suas joias.

Nem sempre é comum, porém algumas pessoas também são alérgicas ao níquel e ao latão. O uso desses tipos de metais resulta em reações na pele, como erupções cutâneas, coceira, inchaço, crostas e até bolhas. Ao comprar versões mais baratas de joias de prata com maior teor desses metais, você pode se colocar em risco dessas irritações na pele.

Visto que a prata esterlina tem um teor de prata fina de 92,5% ou mais, há muita pouca chance de irritação, pois a porcentagem de liga metálica é muito pequena para representar um risco.

Prata 925
Prata 925

A prata 925 é prática

Este tipo de joia é perfeito para uso diário, não importa o quão ocupado você esteja, o tipo de trabalho que você tem etc. Como mencionado, é um metal durável e resistente.

Também é resistente a arranhões, não mancha, não dobra, dobra ou torce fora de forma.

Basicamente, você pode usar suas joias de prata esterlina em todo o seu dia a dia sem se preocupar com a determinação de sua qualidade.

Entretanto, ainda é importante limpar e manter regularmente suas joias de prata esterlina. Certifique-se de armazená-las em uma caixa de joias segura e acolchoada para preservar sua longevidade.

Acessibilidade e variedade

As joias de prata 925 são populares, amplamente disponíveis e oferecem uma grande variedade para escolher.

Isso a torna uma ótima forma de joalheria para investir, pois, você pode diversificar e aumentar facilmente sua coleção ao longo dos anos.

Também é relativamente acessível quando comparado a outros tipos de joias ou metais preciosos. Você pode começar sua coleção investindo em algumas peças, para depois utilizá-las em rotação. A partir daí, você pode adicionar lentamente peças menores, mais intrincadas e complementares.

A acessibilidade e a variedade de joias de prata esterlina permitem que você atualize sua coleção regularmente. Ou você pode encomendar suas próprias peças exclusivas, conforme seu orçamento achar melhor.

Inúmeras possibilidades de combinações

Nem é preciso dizer que a prata assim como o cinza são as cores mais versáteis e neutras para se ter no guarda-roupa. Este é mais um grande benefício das joias de prata esterlina. Você pode usá-lo com quase tudo que tem no armário.

Se você está saindo para jantar, uma gala de gala ou um simples brunch, suas joias de prata esterlina são sempre apropriadas.

Além disso, você também pode combinar outros tipos de joias com prata de lei. Isso inclui ouro branco, platina, pérolas e diamantes.

A prata esterlina tem um visual chique e elegante. Ele pode ser usado para vestir até a roupa mais simples e transformá-la em algo sofisticado.

Inúmeras combinações
Inúmeras combinações

Oferece uma verdadeira relação custo x benefício

Quando você compara joias de prata esterlina com bijuterias baratas, pode parecer um investimento caro, contudo, se você as comparar com outros metais preciosos, a prata esterlina realmente vem com um roubo.

Considerando o quão robusto, versátil, acessível e bonito, a prata esterlina é, oferece uma incrível relação custo / benefício.

Você pode gastar uma quantia em uma peça de prata esterlina exclusiva e pode descansar sabendo que ela durará décadas. Este é o tipo de investimento que cumpre sua promessa e sempre vale o custo inicial!

Como cuidar da sua prata 925?

Ao adquirir peças de prata 925, existem alguns cuidados necessários para manter a peça sempre brilhante e com a coloração natural. Por isso, veja os principais cuidados a seguir.

Evitando manchas com a utilização diária

O uso diário e frequente da prata 925 pode trazer algumas manchas e mudanças na coloração natural da peça, mas existem alguns cuidados que minimizam essas alterações.

Realizando a limpeza correta da prata 925

A limpeza correta de qualquer peça de prata 925 não pode ser feita com produtos corrosivos ou abrasivos, pois pode causar danos irreparáveis à prata. Por isso, veja como realizar a limpeza correta a seguir.

Por fim, mesmo que seja da cultura popular a limpeza da prata com pasta de dente, evite o uso, pois ela tem ação abrasiva e pode causar danos à peça.

prata 925
prata 925

Joias de prata 925 com Banho são boas?

As joias banhadas em prata 925 possuem sua estrutura composto de um dos materiais a seguir:

Por meio da compressão, a folha do metal se fixa na estrutura do acessório. O preço tende a ser mais acessível, já que é uma fina camada colocada.

Esse processo é conhecido como galvanoplastia, em que a estrutura recebe algumas camadas de metais, como no caso da prata.

O banho consiste em várias etapas, no qual o material fica submerso em um tanque de corrente elétrica, onde é por meio dele que o metal é fixado na peça.

Para que a joia construída no processo de galvanoplastia seja de qualidade, é preciso que a empresa responsável seja de confiança, para evitar que a camada seja fina demais, ou que nem todos os processos para assegurar a qualidade da peça sejam cumpridos.

Por isso, é muito importante pesquisar a reputação da empresa responsável antes de adquirir uma peça. Todavia, se a empresa for de confiança, a peça será de qualidade e terá o mesmo brilho do que uma peça de prata 925.

Gostou desse conteúdo? Veja mais conteúdos como esse diretamente em nosso Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.