O ródio negro invadiu as passarelas nos últimos anos e, desde então, virou o queridinho de muita gente. Presente em desfiles, nas ruas e nas fotos de influenciadoras, ele veio para ficar e se destaca pela elegância e versatilidade.

Caso você ainda não conheça esse elemento e as joias e semijoias que são feitas a partir dele, saiba que está no lugar certo! Afinal, hoje veremos tudo sobre esse elemento poderoso e marcante que se impôs no mundo fashion em diversos acessórios.

Continue lendo para conhecer mais sobre o ródio e as peças feitas com ele.

Descubra por que apostar nessas peças e todas as vantagens que elas apresentam em comparação a outras disponíveis no mercado. Boa leitura!

O que é ródio negro?

O ródio é um elemento químico representado pelo símbolo Rh. Ele é um metal nobre, tal como ouro e prata, e faz parte do mesmo grupo da platina.

Já o ródio negro corresponde à apresentação desse metal em coloração escura.

Esse metal, é amplamente utilizado para banhos a joias e semijoias. Com isso, confere brilho e maior durabilidade às peças. Ainda impede que elas fiquem com aspecto velho ou amarelado.

Por isso, é cada vez mais utilizado na produção de acessórios.

Além de aumentar a durabilidade em relação ao surgimento de manchas e ferrugens, o banho de ródio negro também evita que a peça seja alvo de arranhões que podem surgir por colisões da peça com materiais duros e resistentes.

Dessa forma, o uso do ródio na indústria das joias e semijoias permite que existam peças cada vez mais duráveis e protegidas contra alterações na sua aparência. Ainda, elas garantem brilho e elegância.

Como é formado o ródio negro?

O ródio negro é formato pela adição de um corante negro ao metal de símbolo Rh.

Nesse caso, aplica-se um grafite escuro que permite que o metal não apenas proteja as peças nas quais se aplica, mas que também confira a elas uma coloração escura.

Quando esse corante está ausente o ródio ainda pode ser aplicado às peças. Nesse caso, ele será responsável por conferir brilho e durabilidade às peças.

Diferença entre ródio negro e ródio branco

A diferença se apresenta justamente na coloração que o metal apresenta.

Isto é, quando se trata do ródio branco, temos um metal de aspecto mais claro e que geralmente tem aplicação em peças de ouro branco.

Com isso, o ródio em sua forma branca pode tirar manchas amareladas das peças, bem como conferir mais brilho a elas. Desse modo, é como se as recuperasse e garantisse um aspecto mais brilhante e jovem.

Por outro lado, o ródio negro também tem o poder de conferir brilho e segurança. Porém, ao ser aplicado ele tende a mudar a coloração da peça, que assume uma cor mais escura, em grafite escuro ou preto.

Portanto, a principal diferença é quanto à adição de cores às peças!

piercing de ródio negro
piercing de ródio negro

Qual a durabilidade do ródio negro?

Em termos gerais é possível afirmar que o banho de ródio negro garanta durabilidade de 1 a 2 anos.

Contudo, isso sempre dependerá de uma série de outros fatores, como cuidado das peças, formas de guardá-las e exposição a elementos que podem prejudicá-las ou não.

Além disso, é importante frisar que nada impede que uma peça passe por um novo banho de ródio. Com isso, ela retoma o brilho e a elegância e pode ser usada por muito tempo.

Benefícios do ródio negro

O uso cada vez mais intenso desse material em joias e semijoias não é à toa.

Aliás, não é sequer apenas uma questão de beleza, pois o ródio negro também traz outros benefícios aos acessórios nos quais se aplica.

Nos itens abaixo, conheça algumas das principais vantagens dos banhos de ródio escuro em peças. Com isso, entenda mais sobre essa tendência da moda que veio para acrescentar e ficar.

Brilho

Um dos principais efeitos que o ródio é capaz de conferir às peças em que se aplica é o brilho. Assim, uma camada dele consegue deixar o acessório muito mais bonito.

E isso vale para todos os tipos de peças em que ele se aplica.

Tanto para brincos quanto para anéis, pulseiras, colares, presilhas e muito mais.

Portanto, se você possui uma peça antiga da qual gosta muito, mas ela se encontra opaca e sem vida, saiba que o ródio consegue recuperar o brilho de outrora.

Durabilidade

Outro ponto que faz com que o ródio se destaque cada vez mais no mercado de joias e semijoias é que ele é durável. Ele consegue impedir corrosões nas peças, bem como alterações em suas cores e aspectos.

Portanto, ele é excelente para garantir que aquela peça queridinha continuará disponível por muito tempo.

O mesmo acontece quando você compra uma peça banhada em ródio negro: é como se ganhasse um atestado de durabilidade.

Impede as peças de amarelarem

É muito comum que com o tempo as peças em prata e ouro comecem a apresentar alterações, especialmente no que diz respeito à cor.

Nesses casos, então, elas ficam amareladas, foscas e opacas e perdem um pouco do seu encanto.

Isso é natural e pode acontecer em razão da umidade do ar e mesmo da pele. Ela é capaz de gerar reações químicas que acabam prejudicando as peças em sua aparência, de modo que elas ficam menos bonitas.

Já uma peça que conta com um banho de ródio (seja ele ródio preto ou branco) retoma o seu brilho e não sofre com a possibilidade de sofrer alterações que o amarelem.

Aparência elegante

O ródio negro é naturalmente elegante. As peças banhadas nesse material se destacam rapidamente.

Seja pela cor diferente (que foge dos tradicionais prata e dourado) ou pelo brilho intenso, ele é capaz de circular nos mais diferentes ambientes e ocasiões. Por isso, é um aliado da moda e do bom gosto.

ródio negro
ródio negro

Por que usar o ródio negro?

Veja, abaixo, alguns dos principais motivos do porquê apostar no uso de peças de ródio negro no seu dia a dia.

Confira quais são as melhores peças e não deixe de incluir os acessórios banhados nesse metal nos seus looks para arrasar!

Peça básica e essencial entre os seus acessórios

Sabe aquele vestido que é essencial no guarda-roupa e a depender da combinação de básico não tem nada?

É isso que acontece com as peças de ródio negro. Elas se tornam essenciais para compor qualquer look. Encaixam-se em todas as situações e ambientes e são o verdadeiro ar de elegância.

Ao mesmo tempo, contudo, elas conseguem fazer toda a diferença em uma combinação de peças.

Versatilidade

As peças banhadas em ródio negro também contam com a versatilidade em favor delas.

Afinal, elas se apresentam nos mais diferentes acessórios como em anéis e brincos, assim como em pulseiras, colares, pingentes e outras peças.

Dessa forma, você pode encontrá-las nos mais diferentes formatos e para os mais diversos fins.

Além disso, saiba que o ródio negro pode se combinar a outros metais, bem como a pedrarias.

Portanto, não espere encontrar simples peças em tonalidade escura, mas sim uma infinidade de alternativas que trazem inúmeras possibilidades.

Fácil de combinar

As peças de ródio negro são feitas em coloração escura e brilhante. Isso faz com que elas sejam fáceis de combinar com peças de roupas.

Sabe aquele dia em que você está a fim de usar um acessório, mas não sabe se as peças que está usando combinam com dourado ou prateado? Ou se ficarão muito chamativas ou destoantes do ambiente em que você irá?

Pois saiba que em todas essas situações o ródio negro é a solução. Ele apresenta elegância ao look sem pesar ou chamar a atenção toda para si mesmo. Ele combina  com todas as tonalidades de roupas, calçados, peles e cabelos.

Para todos os estilos

Muitas pessoas acreditam que o ródio negro é a escolha perfeita somente para quem tem um estilo mais rock’n roll. Se é isso que você tem em mente, afaste já essa ideia porque ela não tem nenhuma relação com a realidade.

É verdade que essas peças podem, sim, compor um look rock’n roll incrível. Contudo, não é só isso! As peças banhadas em ródio negro não se apresentam apenas nessas situações ou para esses estilos.

As peças com banho de ródio podem ficar belíssimas tanto em quem tem um estilo mais delicado e romântico quanto em quem é mais fashionista. Elas combinam tanto para quem é mais clássica quanto para aquelas mais extravagantes.

O que deve ficar claro, então, é que as peças em ródio negro não são para um único estilo. Elas são para todos! Todas as pessoas podem se beneficiar ao usar os acessórios banhados nesse material. Assim, arrisque-se e saia da zona de conforto!

Exale personalidade

Outro ponto muito interessante sobre as peças em ródio é que elas permitem que você exale personalidade.

Afinal, elas saem do comum sem que para isso precisem ir muito longe. É incrível como a simples aplicação de cores neutras em peças pode deixá-las diferenciadas.

E sempre que você resolve apostar em peças como essas é como se uma nova lufada de personalidade se fizesse presente. A confiança em si mesma fica clara assim que você desfila com uma peça em ródio negro.

Visual moderno

Continuando com os motivos para apostar em joias e semijoias em ródio negro, saiba que ele é perfeito para quem quer modernizar o visual. Isso ocorre por inúmeros motivos que somente tornam essas peças ainda mais interessantes!

O ródio traz elegância e diferenciação em si mesmo. A cor escura, que pode ou não ser combinada com pedrarias, mostra que quem usa esse acessório já está com um pé no futuro.

Vá além do dourado e prateado

Por fim, usar o ródio negro é uma forma de fugir um pouco das peças douradas e prateadas e também do ar que essas peças podem exalar.

Não raro elas podem ficar deslocadas em algumas situações.

Seja porque chamam mais atenção ou combinam especificamente mais com algumas cores de roupas e tons de pele do que com outros, mas nem sempre elas são as melhores escolhas.

Portanto, com as peças em ródio negro é possível quebrar essa barreira. Afinal, acessórios não foram feitos apenas para uma ou outra ocasião. Nem são restritos de uma classe social ou de algum evento específico.

Embora as peças douradas e prateadas possam dar esse entendimento, não é assim que deveria ser. E os acessórios em ródio negro surgem justamente para mostrar como eles cabem em qualquer lugar, qualquer tempo e situação.

Sofisticação no visual

A essa altura já deve ter ficado claro o quanto as peças em ródio negro são incríveis para qualquer momento, estilo e ocasião. A presença delas, aliás, conseguem tornar qualquer look mais sofisticado.

Por exemplo, você pode dar um up em qualquer visual apenas pela adição dessas peças.

Mesmo que estejamos falando de jeans básicos e camiseta branca e tênis, considere que a presença do ródio negro não corre o risco da peça ficar deslocada como, também, dá todo um ar fashion para a composição.

Por outro lado, caso se trate de um evento social com roupas mais elaboradas, o ródio negro também se apresenta como uma excelente opção. Ele consegue trazer toda a elegância que a situação possa exigir sem precisar cair nas tradicionais escolhas entre o dourado e o prateado.

Além disso, quando você aposta no ródio negro não há riscos de errar. Ele combina com situações, cores e estilos diversos, como vimos até aqui. Portanto, não deixe de conhecer mais peças nesse material.

Com isso, garanta sofisticação e, também, beleza sem igual! Exale sua personalidade e libere a fashionista que existe em você. Ainda garanta peças que terão uma excelente durabilidade e poderão ser usadas e reutilizadas inúmeras vezes não importa a ocasião!

Gostou desse conteúdo? Veja mais dicas sobre moda e composição de peças de joias e semijoias em nosso Blog e esteja por dentro das principais tendências do mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.