Atualmente podemos dizer que as joias de prata são consideradas um clássico. E muitos usuários dessas peças têm a seguinte dúvida: Se podem ou não usar colar de prata e com banho de ouro juntos?

Tal questionamento é sobre ser ou não uma boa alternativa para a peça.

O que se sabe a respeito é que se tornou muito comum realizar o banho de ouro nas peças de prata com o intuito de aperfeiçoar o acabamento de determinada joia.

No decorrer da leitura deste artigo, vamos debater a respeito de tal procedimento feito nas joias, bem como entender a sua finalidade e diferença que este trará para uma peça!

Por que usar colar de prata e com banho de ouro juntos?

Para os usuários que não estão tão acostumados com o mundo das joias ainda fica a dúvida se pode ou não fazer um banho de ouro em uma peça de prata. E a resposta é que sim, é possível.

O banho de ouro pode ser aplicado em quaisquer tipos de peças de prata mesmo que variem os formatos, tamanhos e até mesmo aquelas que possuírem desenhos entalhados em sua superfície.

Então, se um colar de prata é considerado o preferido e o desejo e que ela tenha uma maior durabilidade, usar colar de prata e com banho de ouro juntos é uma excelente alternativa para que ela permaneça em perfeito estado por mais tempo.

Usar colar de prata e com banho de ouro juntos valoriza a peça

Quando é realizado um banho de ouro em uma peça de prata aumenta a impermeabilização e consequentemente a longevidade da peça como vimos acima, isso faz com que o adereço seja mais valorizado.

Através do banho de ouro é possível reaproveitar alguma joia bonita fazendo com que ela fique ainda melhor.

É possível também fazer uso de algo que já se possui em casa, se tornando uma ótima opção para quem quer mudar o visual e adereços de algumas joias.

usar colar de prata e com banho de ouro juntos
usar colar de prata e com banho de ouro juntos

Tem problema tomar banho com colar de prata?

Muitos acreditam que tomar banho com colar de prata vai escurecer a peça. Porém o que eles não sabem é que o processo de escurecimento da prata é completamente natural e inerente a qualquer fator.

Entretanto, é um processo possível de reverter.

O escurecimento da prata acontece por ser um metal que vai reagir a determinados gases que existem no meio ambiente e isto vai gerar uma espécie de camada escura por cima da prata, esta camada é denominada de sulfeto de prata.

Devido a queima de combustíveis encontramos no ar, o dióxido de carbono e o ácido sulfídrico presente no ar também devido a putrefação de matéria orgânica, são os elementos que dão origem ao sulfeto de prata.

Outro fator também que contribui para o escurecimento da prata é o suor que possui os sais minerais em sua composição.

Contudo, como já citado acima é um tipo de camada que é completamente capaz de ser removida.

E não altera em nada a qualidade da peça, sendo apenas uma camada que se forma como se fosse uma capa no exterior da joia.

Então, mesmo que o colar de prata não seja usado todos os dias, ainda assim devido à presença desses gases no ar combinado com a poluição, vai acontecer o escurecimento dessa peça.

Existem alguns casos em que a limpeza da joia não foi feita corretamente e acontece de a peça apresentar um aspecto avermelhado, nessa situação o ideal é fazer o procedimento de limpeza correto para que seja removida esta camada.

Podemos afirmar então, que não há problema em tomar banho com um colar de prata.

Pelo contrário, ao tomar banho com uma joia de prata vai evitar a formação do sulfeto de prata fazendo com que a joia demore mais tempo para ser escurecida.

A única restrição em tomar banho com um colar de prata é em casos de ele possuir resina ou algum tipo de pedra colada, deve-se tomar cuidado para não colocar água quente sobre elas.

usar colar de prata e com banho de ouro juntos
usar colar de prata e com banho de ouro juntos

Vantagens do banho de ouro em peças de prata

Existem algumas vantagens de usar colar de prata e com banho de ouro juntos, elas são:

O banho de ouro pode ser solicitado por empresas de diversos segmentos e pelos consumidores finais, o que vale a pena lembrar é que não é um processo indicado para semijoias.

Portanto, ao escolher esse serviço, o ideal é analisar o nível de qualidade do prestador de serviço. Pois o conhecimento sobre técnicas a serem aplicadas e atuação sólida no mercado são fundamentais para tomar esta decisão.

Prezar pelo excelente apelo estético entregando um produto com toda a sua superfície adequadamente banhada de ouro, bem como atender às demandas de acordo com o prazo estabelecido são aspectos importantes também de serem levados em consideração.

peça de prata com banho de ouro
peça de prata com banho de ouro

Como guardar e fazer a limpeza da joias de prata de forma correta

A joia vai apresentar maior facilidade de escurecer de acordo com a sua delicadeza.

Pois o quanto mais delicada essa peça for, maiores as chances de escurecer mais rápido, e isto acontece por conta de o corpo da joia ser muito menor com relação às outras.

Por este motivo é recomendado fazer a limpeza frequente de um colar de prata, por exemplo, com intuito de mantê-lo sempre brilhando e principalmente se o colar apresentar uma corrente fina a limpeza deve ser feita corretamente dentro do prazo.

O local mais indicado para guardar as joias de prata são porta-joias, saquinhos de veludo em alguns casos ou saquinhos de plásticos também podem ser utilizados.

O que vai importar é não deixar as peças expostas ao ar, para que não ocorra o escurecimento das peças.

Existem algumas técnicas que podem auxiliar na hora de fazer a limpeza e manutenção das joias de prata, como:

Pode ser considerada como a maneira mais fácil de fazer a limpeza das peças de prata. Essa flanela mágica possui alguns agentes que serão os responsáveis por fazer a limpeza apenas com o ato de se esfregar a flanela sobre a joia.

É muito utilizada para fazer limpeza de anéis, brincos, colares e tudo o que for de prata com a duração de quatro a seis meses, variando de acordo com a frequência de uso da peça.

Durante a aplicação, faça o uso da flanela até perceber que ela não está mais removendo a camada escura da prata, após isso acontecer o ideal é que se obtenha uma nova flanela.

Não é indicado fazer a lavagem da flanela mágica, pois ao fazer isso, o material que faz a limpeza da prata será removido. Deve tomar cuidado também durante a limpeza de correntes, para que estas não arrebentem.

Para fazer a limpeza com esse produto, o ideal seria um recipiente de vidro associado a uma escovinha com sabão de coco.

O primeiro passo será jogar uma porção da limpa prata no recipiente, logo em seguida coloque as joias e deixe agir por cerca de 10 segundos ou até ver que o brilho está surgindo. Não se deve deixar mais que 30 segundos.

Depois de executar esses passos, deve-se fazer a lavagem das peças com água corrente e esfregá-las com sabão de coco. Feito isso é só secar com uma toalha.

Embalagem Hésttia
Embalagem Hésttia

Cuidados que se deve ter ao usar colar de prata com banho de ouro juntos

Usar colar de prata e com banho de ouro juntos é um tipo de joia que pode ser usada com diversos looks, além de trazer muito estilo ao seu usuário.

Se apresentando como uma ótima opção para quem gosta de associar beleza e sofisticação, contudo para ser conservado corretamente exige alguns cuidados especiais.

São dicas simples, porém muito valiosas na hora de cuidar do colar. Como, por exemplo:

Evitar o contato com alguns produtos químicos como, por exemplo, cloro de piscina, perfume, hidratante e dentre outros é de extrema importância, pois estes produtos podem causar reações quando entram em contato com a joia de prata, podendo ocasionar manchas e deixá-las mais escurecidas.

Não é recomendado fazer a utilização de produtos de limpeza doméstica para fazer a limpeza de um colar de prata com banho de ouro juntos. Isto porque podem acabar danificando de maneira significativa o colar, justamente por não se tratar dos produtos adequados para efetuar a limpeza.

Além de deixar o colar com manchas, a água do mar vai acelerar o processo de oxidação deixando-o escuro mais rápido. E vai prejudicar o banho de ouro do colar.

Então o recomendado é retirar o colar antes de entrar no mar e guardá-lo.

A umidade é um fator que auxilia na oxidação natural da prata causando o seu escurecimento.

A prata não é o material que deve ser deixado mergulhado em líquido ou em água fervente, e uma dica é guardá-la junto a um pedaço de giz enrolado em um papel alumínio, pois este vai sugar a umidade, retardando o processo de oxidação.

Após usar um colar de prata e com banho de ouro juntos, o ideal é que seja feita a limpeza em seguida e não a deixar para depois. Utilizando os equipamentos adequados o recomendado é fazer a limpeza imediata para conservação dela.

O uso de creme para mãos, desodorante, perfume e entre outros cosméticos são indicados que sejam utilizados alguns minutos antecedentes a colocar o colar, pois essa atitude pode evitar possíveis reações químicas que possam ocorrer na peça.

Pode ocorrer o escurecimento do colar de prata com banho de ouro no caso de pessoas que fazem uso de alguma medicação e pessoas que estão nervosas ou que apresentam um alto índice de ácido úrico em seus organismos.

usar colar de prata e com banho de ouro juntos
usar colar de prata e com banho de ouro juntos

Conhecendo os tipos de pratas presente no mercado

A prata pode ser classificada como prata pura, que é a prata 1000 que é produzida a partir de processos químicos e eletrolíticos. Estas são raras na produção de joias por serem facilmente deformáveis.

Temos também a prata 950, que é uma liga de prata na proporção de 95 gramas de prata e 5 gramas de quaisquer outros metais.

Esta sim são utilizadas na confecção ampla de joias.

Existe também a prata 925, que é uma liga de prata com 92,5 g de prata e 7,5 g de outros metais de proporção também utilizados para fabricar joias.

A Prata 800 é amplamente utilizada na confecção de talheres, bules, taça e entre outros.

Já quando falamos em prata de lei ou prata italiana se refere a um tipo de prata que é fabricado originalmente na Itália e que segue as leis do país para sua produção.

Duração de um colar de prata banhado a ouro

Uma série de fatores podem afetar a duração de um banho de ouro de uma peça de prata, por isso definir exatamente quanto tempo durará é um pouco difícil de afirmar com exatidão.

Peças com o revestimento mais grossos tendem a durar um pouco mais se comparado as peças que tenham o revestimento fino.

Já as peças que são utilizadas no dia-a-dia, justamente pelo uso constante têm tendência a se desgastar de maneira mais rápida. Isso porque elas estão em contato com um ambiente externo que são elementos que podem ocasionar danos.

Contudo podemos estabelecer uma média de cerca de dois anos até que comece a se desgastar o banho. Podendo variar entre um período mais longo ou mais curto, dependendo da manutenção do colar. E quando isto ocorre o ideal é levá-lo de volta ao joalheiro para repetir o banho de ouro.

Ao final, usar colar de prata e com banho de ouro juntos é uma alternativa muito assertiva e estilosa, mas como vimos no decorrer deste artigo, deve-se atentar a alguns cuidados para a manutenção e preservação da peça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.